Inspiração

MJ Rodriguez se torna a primeira atriz trans a ganhar um ‘Globo de Ouro’

14 • 01 • 2022 às 14:31 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

O anúncio da lista de vencedores do “Globo de Ouro” de 2022 trouxe uma feliz e importante novidade em meio aos melhores filmes e séries do ano que passou: MJ Rodriguez, atriz mais conhecida por interpretar a personagem Bianca Evangelista na série “Pose”, tornou-se a primeira mulher trans a conquistar uma categoria nos 78 anos de história do prêmio.

Rodriguez venceu como Melhor Atriz em Série de Drama, um reconhecimento que é também a primeira vitória da série, exibida desde 2018 no canal FX.

MJ Rodriguez

O prêmio para MJ Rodriguez fez história dentro do Globo do Ouro

-Sandra Oh faz história três vezes em noite feminista, diversa e emocionante no Globo de Ouro

‘Globo de Ouro’ para MJ Rodriguez 

A premiação aconteceu no último domingo, dia 9 de janeiro, e a conquista veio como um presente para a atriz, que completou 31 anos no dia 07 – mais do que o reconhecimento individual, porém, Rodriguez celebrou também o sentido de representatividade que sua justa conquista ilumina.

“Esta é a porta que abrirá outras portas para muitos outros jovens talentosos. Eles verão que é mais do que possível. Eles verão uma jovem negra latina de Newark New Jersey que tinha um sonho, mudar as mentes dos outros COM AMOR. AMOR VENCE. Para meus jovens bebês LGBTQAI ESTAMOS AQUI a porta está aberta agora alcance as estrelas!!!!”, escreveu, em suas redes sociais.

MJ Rodriguez

A atriz em cena da série “Pose”

-Atriz indicada ao ‘Globo de Ouro’ muda nome para retomar suas raízes em África

Formada pela Newark Arts High School e bolsista Star-Ledger de 2009 e de primeiro nível em Young Arts, no mesmo ano, na Berklee College of Music – uma das mais conceituadas faculdades de música no mundo –, Rodriguez começou no teatro, onde também conquistou prêmios por seu trabalho.

A série “Pose” é passada na década de 80 em Nova York, mostrando a vida de alguns personagens da comunidade queer e negra da época, no contexto da cultura Ball de então. A série teve sua última temporada exibida em meados de 2021, na mesma época em que Rodriguez lançou “Something to Say”, single de seu primeiro disco, que será lançado em breve.

MJ Rodriguez

O post através do qual o prêmio para MJ foi anunciado

-Elliot Page, estrela de ‘Juno’, revela ser homem trans em texto inspirador: ‘Coração cresce’

Antes de vencer o “Globo de Ouro”, a atriz já havia se tornado a primeira pessoa trans indicada ao Emmy, na categoria de Melhor Atriz, em 2021.

A boa notícia da conquista de Rodriguez contrasta com as polêmicas na qual o “Globo de Ouro” vem se envolvendo: a edição de 2022 foi anunciada pelas redes sociais, sem qualquer transmissão, tapete vermelho ou mesmo a presença de celebridades, por conta do aumento de casos de Covid-19, mas também pelas críticas e boicotes contra a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, que realiza a premiação – segundo denúncias, a instituição não contava com uma única pessoa negra sequer entre os 87 jornalistas votantes.

MJ Rodriguez

A atriz durante o Emmy, no qual se tornou a primeira mulher trans indicada

Publicidade

© fotos 1, 4: Getty Images

© foto 2: FX/Reprodução

© foto 3: Instragram/Reprodução


Canais Especiais Hypeness