Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Todos os dias homens e mulheres trans têm suas demandas incompreendidas, direitos ameaçados e existências desrespeitadas. É por esse motivo que a discussão sobre identidade de gênero é uma das que mais precisam crescer e se popularizar dentro do campo da diversidade no Brasil, país que mais mata pessoas trans no mundo.
E a quantidade de desinformação espalhada sobre o tema só atrapalha o combate ao preconceito, principalmente em seu estágio inicial. Pensando nisso, solucionamos abaixo dúvidas básicas e essenciais a respeito do que realmente significa ser trans.
O termo trans engloba pessoas transgênero, transexuais, não-binárias, agênero, etc.
Trans é um termo usado para definir pessoas que se identificam com um gênero diferente do que foi designado no momento de seu nascimento. Isso significa que a identidade de gênero não coincide com o sexo biológico.
A palavra não descreve um gênero em si, mas uma modalidade de gênero. Ela funciona como uma expressão “guarda-chuva”, englobando todos aqueles que não se identificam com o gênero atribuído ao nascer, não se identificam com nenhum gênero ou se identificam com mais de um deles. Transgêneros, transexuais, travestis, pessoas não binárias e agênero, por exemplo, correspondem a identidade trans.
Trans são todos aqueles que se identificam com um gênero diferente de seu sexo biológico.
Tanto “transgênero”, quanto “transexual” e “travesti” dizem respeito a uma pessoa cuja identidade de gênero não corresponde ao sexo biológico imposto a ela no nascimento.
O termo “transexual” é comumente associado a quem passa pelo processo de transição, seja ele hormonal ou cirúrgico. Já “travesti” é usado para se referir a quem teve o gênero masculino atribuído ao nascer, mas vive de acordo com uma construção do gênero feminino, a verdadeira identidade de gênero que expressa.
– 5 mulheres trans que fizeram a diferença na luta LGBTQIA+
É importante lembrar que o uso do termo “transexual” vem sendo bastante questionado pela comunidade trans e que travestis não necessariamente modificam suas características corporais por meio de intervenções médicas. Respeitar a autoidentificação de cada pessoa é o ideal a ser feito.
O correto é falar “cirurgia de readequação genital”, e não “cirurgia de mudança de sexo”.
Não necessariamente. Pessoas trans continuam sendo trans mesmo sem passar por nenhum procedimento médico ou cirúrgico para se parecerem com sua identidade de gênero. É uma questão individual de escolha.
No Brasil, apenas pessoas a partir de 21 anos de idade podem realizar a cirurgia de readequação genital. Antes de concluí-la, o paciente precisa passar por acompanhamento psicológico, endocrinológico e psiquiátrico e viver socialmente de acordo com o gênero com o qual se identifica durante dois anos. Todo esse processo é executado para garantir que a operação, que é irreversível, seja realmente adequada.
– Gêmeas trans de 19 anos fazem cirurgia de readequação de sexo inédita
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece cirurgias de transgenitalização desde o ano de 2008. A terapia hormonal também pode ser feita gratuitamente na rede pública e costuma ser o procedimento feito pela maior parte das pessoas trans, segundo a equipe médica do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes).
Publicidade
Não foi só a performance da seleção brasileira na França que deixou todo mundo orgulhoso. As Leoas da Serra, de...
‘Minha História’, aguardada biografia de Michelle Obama vai ganhar versão brasileira em áudio. O formato terá...
Era normal em 2011 costumeiro que participantes do 'Big Brother Brasil', reality show da Rede Globo, posassem para a...
A parada LGBTQ+ acontece no próximo domingo (23) em São Paulo. Para celebrar a diversidade, o Burger King lançou o...
O orgasmo é o ápice do prazer sexual, tanto para mulheres, quanto para homens, e é comemorado no dia 31 de julho, o...
"Sou bissexual. Pronto e acabou". A mensagem de Camila Pitanga é clara e direta ao ponto. Esta declaração da...
O livro mais vendido no Brasil atualmente é de uma mulher preta falando sobre racismo. A filósofa Djamila Ribeiro...
Performer, rapper e drag queen, Shea Couleé terminou a nona temporada do reality show RuPaul’s Drag Race em...
Com a proximidade das eleições, os partidos já estão anunciando seus candidatos. Em Minas Gerais, pela primeira...