Inovação

Panasonic começa a testar semana com 4 dias úteis de trabalho

Vitor Paiva - 21/01/2022 às 07:41 | Atualizada em 21/01/2022 às 07:41

Multinacional de origem japonesa e gigante do ramo de produtos eletrônicos, a Panasonic anunciou recentemente que passará a oferecer a seus funcionários a opção de uma semana com somente quatro dias de trabalho – com um dia a mais para o lazer, outras atividades preferenciais ou simplesmente importantes para o bem-estar de cada um ou uma. O anúncio foi feito pelo CEO da empresa, Kusumi Yuki, que lembrou que o terceiro dia livre permite que cada trabalhador ou trabalhadora invista em descanso, em estar com a família, ou nos estudos, voluntariados ou mesmo outro trabalho.

Panasonic

A Panasonic é uma das primeiras gigantes a reduzir a semana de trabalho

-Esta é a 1ª empresa do Brasil a reduzir a semana de trabalho

“Nós temos que apoiar o bem-estar de nossos funcionários”, afirmou Kusumi, em decisão seguindo orientação do próprio governo japonês, que no passado encorajou as empresas a adotarem a semana de quatro dias. Além da redução no calendário profissional, a Panasonic também irá flexibilizar a necessidade do trabalho presencial, abrindo mais espaço e liberdade para que as pessoas ligadas à empresa possam trabalhar de casa. A multinacional não esclareceu se as decisões valem em escala global, nem se as horas reduzidas de trabalho irão afetar de alguma forma a remuneração dos funcionários.

Kusumi Yuki, CEO da Panasonic

Kusumi Yuki, CEO da Panasonic, anunciou a mudança

-Primeira-ministra da Finlândia quer semana útil de 4 dias e até 6 horas de trabalho

“A saúde de nossos funcionários é uma prioridade, e é importante comunicar e promover o entendimento desse propósito e o significado desse sistema, desde a equipe de gestão até os gerentes organizacionais e todos os empregados”, comentou o porta-voz da empresa, Airi Minobe, ao site Mashable. Segundo comunicado da Panasonic, o prazo máximo para a mudança ser implementada é dia 23 de abril, e o processo e suas eventuais necessidades serão tratadas com cuidado e atenção para cada situação. “O sistema só poderá ser devidamente introduzido a partir de diálogos minuciosos no ambiente de trabalho”, afirmou Minobe.

Escritório da Panasonic em Kyoto, no Japão

Escritório da empresa em Kyoto, no Japão

-A chave para o sucesso é trabalhar 3 dias por semana, segundo o bilionário Richard Branson

Diversas experiências de redução na semana de trabalho vêm se mostrando especialmente bem-sucedidas por todo mundo, tanto em empresas quanto a partir de decisão governamental – na Islândia, por exemplo, o experimento de quatro dias de trabalho semanal foi realizado por duas vezes, em 2015 e 2019, e avaliado pela Câmara Municipal de Reykjavik, capital do país, como um sucesso. No Japão, a Microsoft realizou mudança equivalente por período em 2019, alcançando um aumento de 40% de produtividade em comparação à semana regular de 5 dias de trabalho.

Panasonic

Sede da Panasonic: a empresa não informou sobre se a mudança interfere nos salários

Publicidade

© fotos: Panasonic/Divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Canais Especiais Hypeness