Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Estamos de volta com a agenda cultural que faz sua semana mais cremosa e crocante! Se você está aí em dúvida se a tosse é covid, influenza, gripe ou só seu corpo tentando lidar com a chuva sem fim, bem vinde! Este é um lugar seguro para encontrar as dicas da arte e da cultura que dão aquele abraço no seu machucado coração.
Nos lançamentos tem Pitty anunciando seu selo musical com um EP boladão nas participações especiais que vão de Monkey Jhayam a Drik Barbosa. Rincon Sapiência encerrou o ano com duas faixas em uma (e um clipão daqueles), “De Onde Cê Vem + Serenata”, e te convido a dar aquela sacada que ficou brabo.
Cinéfilos da minha São Paulo podem se programar para curtir o lançamento “Pânico 5” na telona do Noitão, no Belas Artes. Nesta semana rola ainda o 17º Festival Internacional FEMUSC, que tem transmissões ao vivo gratuitas de apresentações focadas na música erudita, tudo em comemoração ao centenário da semana de arte moderna de 22.
Vem na minha!
Biel Lima apresenta show “House é Som de Preto”
13 de janeiro, às 19h
Grátis e online
Biel Lima ocupa os palcos da Fábrica de Cultura Capão Redondo, em São Paulo, para mostrar que, sim, “House é Som de Preto”. O show, que terá duração de 40 minutos, não contará com público presencial e sua transmissão será completamente online, pelo YouTube. No repertório, canções como ‘Estou Aqui’ e a novíssima ‘Copos Vazios’. A noite promete ser intimista, reflexiva e romântica, sem deixar de lado aquela vibe completamente explosiva e quente.
17º Festival Internacional FEMUSC
16 a 29 de janeiro
Transmissão ao vivo para todo o Brasil
Na programação, além das comemorações do bicentenário da Independência e da Semana da Arte Moderna, estarão presentes obras de mestres da música erudita como W. A. Mozart, Antonio Vivaldi, Johann Sebastian Bach e grandes nomes da MPB como Djavan, Chico Buarque, Edu Lobo, Flavio Venturini e Dominguinhos. Diariamente, o público poderá prestigiar diferentes apresentações divididas em quatro séries: shows de música popular (Série MPB), concertos de música barroca, clássica e colonial (Série Música Antiga), concertos orquestrais, óperas e música de câmara (Série Grandes Concertos), além de palestras informativas (Série Musicalmente Falando).
MIMO para Crianças
Em diversos pontos do Rio de Janeiro
15 e 16 de janeiro
Grátis
Há 17 anos em cidades históricas de Brasil e Portugal, reunindo mais de 500 concertos emblemáticos, de Herbie Hancock a Egberto Gismonti, o Mimo Festival ganha uma versão infantil inédita no Rio em janeiro. Serão 50 atividades realizadas em todas as zonas da cidade. Entre as atrações, o cantor Zeca Baleiro se apresenta com o show “Zoró Zureta”, nMuseu Histórico da Cidade, na Gávea, e Simone Mazzer leva o espetáculo “Corpinho” para o Parque das Ruínas, em Santa Teresa. Ialodê Charmite vai exercitar o lúdico com contação de histórias, assim como Wilson Jequitibá e os Tapetes Contadores de História.
Pitty | Casulo
A cantora acaba de anunciar o lançamento de seu selo musical e para acompanhar a novidade, soltou um EP cremosíssimo com participação mais do que especiais. O álbum de 4 faixas chega com um time que vai de Monkey Jhayam e Rockers Control até Drik Barbosa, Jup do Bairro e Badsista.
Rincon Sapiência | De Onde Cê Vem + Serenata part. Timor YSF // O Peso das Barra
Rincon lançou duas pedradas sinistronas para fechar o tenebroso ano de 2021, mas como não teve agenda, fica aqui essa dica que junta duas faixas: De Onde Cê Vem e Serenata. Na segunda, o manicongo conta com a parceria do rapper cabo-verdiano Timor Young Smoke, com clipe gravado em Portugal.
Claudia Manzo e Baianasystem | Água Benta
Depois de uma parceria deliciosa na faixa Pachamama, do álbum OXEAXEEXU, do BaianaSystem, agora vem mais pedrada por aí. A cantora chilena se une mais uma vez à banda baiana em single que antecipa seu novo álbum, “Re-voltar”. A união de ritmos da música de raiz latinoamericana de Claudia Manzo com a potência sonora do BaianaSystem faz da nova colaboração um verdadeiro caldeirão musical impulsionado por uma letra igualmente forte
Jam Sessions 2021
Através de sua proposta calcada no improviso, o Festival Corpas Sonoras reuniu em três encontros: Malka, Jadsa, Alice Guél e Jéssica Caitano, depois Badsista , Maria Beraldo, Kaique Theodoro e Carol Dall Farra e, por fim, Navalha Carrera, Fernanda Koppe (Mulamba), Elis Menezes (Obinrin Trio) e Valéria Barcellos. Mas a potência solta do que se ouviu nesses encontros não ficou restrita ao Labsônica. Agora nasce o EP “Jam Sessions 2021”, dedicado ao registro dessas trocas. Com três faixas compostas coletiva e espontaneamente, cada uma com uma hora de duração, o EP marca o lançamento do selo Corpas Sonoras, importante desdobramento do festival.
Jalmy | Movimento
Depois de divulgar alguns singles que anunciavam o lançamento da sua carreira solo, o soteropolitano Jalmy concretiz
Layla Arruda | Ni una menos
“Ni una menos, nem uma a menos, non una di meno, basta!” É com a mensagem de que é preciso dar um basta na violência contra a mulher que a cantora paulistana Laylah Arruda abre seu novo single, que vai ao ar pelas principais plataformas de streaming e sai também em vinil compacto pelo selo italiano Real Rock Hi-Fi. O título da música se refere ao movimento Ni Una Menos, que teve como epicentro a Argentina e atingiu múltiplas cidades, organizando mulheres por todo o mundo.
Noitão
Petra Belas Artes
Sexta-feira, 14, a partir das 23h30
R$ 40 (inteira)
Os fãs de “Pânico” devem retirar da gaveta suas clássicas máscaras do Ghostface (além da pff2 necessária) para um encontro imperdível. Será o primeiro Noitão de 2022, com o novíssimo “Pânico 5” acompanhado de outros filmes da franquia de terror, exibidos em sequência. A data da maratona marca os 25 anos desde que o filme original foi lançado oficialmente nos Estados Unidos, em 20 de dezembro de 1996! Dando continuidade ao horripilante mistério do “Pânico” original, de Wes Craven, um novo assassino emerge no estado americano de Maryland, e Sidney Prescott, papel de Neve Campbell, sobrevivente de todas as sequências deste cult de horror, deve retornar para descobrir a verdade.
Mostra Play
Vale do Anhangabaú, São Paulo
8 a 30 de janeiro
Grátis
Ocupar o espaço urbano com arte digital e novas tecnologias é, desde 2013, a brincadeira da PLAY! Em janeiro, a mostra gratuita de game arte volta para as ruas propondo interatividade entre as pessoas, o mundo digital e o real. A 3ª edição da mostra PLAY! desafiou cinco artistas digitais (entre VJs, programadores e ilustradores) a imaginar quais games interativos presenteariam as pessoas com uma dose de brincadeira e reflexão. Afinal, como poderíamos reinventar o jogo e as regras para uma sociedade utópica? Passe pelo Vale do Anhangabaú para conferir!
Brasilidade Pós-Modernismo
CCBB SP
15 de dezembro a 7 de março
Todos os dias, das 9h às 19h, exceto às terças
Grátis
Iniciando as comemorações dos 100 anos da semana de arte moderna de 22, está aberta a exposição com curadoria de Tereza de Arruda. A mostra chama atenção para as diversas características da arte contemporânea brasileira cuja existência se deve, em parte, ao legado da ousadia artística cultural proposta pelo Modernismo. Nuances que o público pode conferir nas obras dos 51 artistas de diversas gerações e regiões que compõem o corpo da exposição. Organizada em seis núcleos temáticos: Liberdade; Futuro; Identidade; Natureza; Estética e Poesia, a mostra apresenta pinturas, fotografias, desenhos, esculturas, instalações e novas mídias.
Literatura Africana de Língua Portuguesa
Bibliotecas das Fábricas de Cultura (Virtual)
Quarta, 12, das 11h às 12h
Grátis e online pelo Youtube
A programação de janeiro ainda conta com atividades virtuais, transmitidas no YouTube. No evento, a Equipe de Biblioteca apresenta obras de autores de países africanos que têm a língua portuguesa como idioma oficial.
São Paulo: o planejamento da desigualdade, de Raquel Rolnik
Nesta versão atualizada e ampliada de um pequeno clássico do urbanismo brasileiro – Folha explica São Paulo (2001) –, a professora e urbanista Raquel Rolnik apresenta os conflitos, temas e opções políticas que definiram o destino da cidade, desde sua fundação, incluindo episódios importantes de nosso passado recente, como a pandemia da Covid-19, a greve dos entregadores de aplicativos de 2020 e o incêndio da estátua do Borba Gato, um ano depois. Organizado em ordem cronológica e enriquecido com mapas e com uma lista de todos os prefeitos da cidade, o livro foca momentos-chave de transformação urbanística e a gênese dos problemas da metrópole.
As Cangaceiras, Guerreiras do Sertão
Teatro TUCA – São Paulo/SP
De 15 de janeiro a 20 de fevereiro
Sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 19h
R$ 100
Sucesso de crítica e público, o musical original premiado As Cangaceiras, Guerreiras do Sertão ganha uma nova temporada. O espetáculo tem texto e letras de Newton Moreno, direção de Sergio Módena e direção musical de Fernanda Maia. A trama narra a história de um grupo de mulheres que se rebelam contra mecanismos de opressão encontrados dentro do próprio Cangaço, e encontram, umas nas outras, a força para seguir. Além de reflexões sobre o conceito de justiça social que o Cangaço representava, o espetáculo também reflete sobre as forças do feminino nesse espaço de libertação e sobre a ideia de cidadania e heroísmo.
Biscoito para ouvir: Monarco
No final do mês de maio de 2021, Mestre Monarco, como costumava ser chamado o compositor de tantos sambas inesquecíveis, fez sua última visita ao estúdio da Biscoito Fino, no Rio de Janeiro. Naquela tarde, o portelense gravaria a sua participação no podcast, projeto que vem jogando luz a lançamentos do catálogo da gravadora carioca. O episódio inédito, que agora é também uma homenagem póstuma a Monarco, que integrava a ala de compositores da Portela desde 1950, onde mais tarde viria a se tornar líder da Velha Guarda. No bate-papo conduzido e apresentado pelo jornalista e crítico musical Leonardo Lichote, Monarco conta bastidores do álbum “De todos os tempos”, de 2018, ao lado do produtor (e seu filho) Mauro Diniz.
Borgo
No coração da Mooca fica um belo sobrado que merece a visita. Não apenas por ser uma casa tombada ou pela decoração que transforma os ambientes em aconchego, mas pelos menus semanais que saltam da cozinha do Borgo. A cada semana o cardápio muda e traz entradas, principais e sobremesas criadas pelo chef Matheus Zanchini. Os ingredientes e a descrição das receitas pode dar a impressão de restaurante contemporâneo minimalista, mas não se engane. Tanto os antepastos quanto os pratos são fartos em sabor e no tamanho das porções. Vá com tempo, se possível para ficar na bodega, aberta para a rua ao lado da entrada do restaurante, onde o chef bate ponto e gentilmente recebe os clientes.
Reabre sexta, dia 14 e é possível fazer reserva pelo whatsapp.
Publicidade
Deste lado já completamos mais de 1 mês em casa. Nesse tempo de isolamento, a pausa nos fez chegar a muitos...
E não é que o inverno resolveu dar o ar da graça? O que tem de frio lá fora tem de quentura aqui dentro. Isso...
Semana de descansinho da beleza delas nesse pós Carnabril, que foi animado, mas com boas doses de arte e cultura....
Setembro está apenas começando. No mês em que desabrocham as flores também mostram-se os eventos na cidade de São...
Nesta semana de dia dos namorados, muitos festivais, lançamentos e, claro, boas opções de delivery para ficar os...
Voltamos à programação normal com uma agendona geral e linda recheada dos melhores eventos da semana em São Paulo e...
Junho começando lindo com uma agendona de eventos, lançamentos e boas dicas culturais. Nesta sexta acontece a 1ª...
Fevereiro chegou. O Brasil continua fervendo e a gente também. Por isso, fizemos uma seleção mais que especial de...
Esta virada de mês trouxe uma leva de lançamentos de ícones da nossa música. Enquanto Ney Matogrosso celebrou seu...