Ciência

Polvo colorido fotografado na Austrália foi visto apenas pela 4ª vez na história. Conheça espécie

Redação Hypeness - 18/01/2022 às 09:09 | Atualizada em 24/01/2022 às 16:23

A bióloga marinha Jacinta Schackleton recebeu um presente da natureza na costa da ilha Lady Elliot, na Grande Barreira de Corais da Austrália. Ela pode testemunhar um polvo-véu em seu habitat natural. A espécie é uma das mais raras do mundo marinho.

– Drone capta imagens impressionantes de 64 mil tartarugas marinhas na Grande Barreira de Corais

Quando o vi pela primeira vez, pensei que poderia ser um peixe juvenil com barbatanas longas, mas quando se aproximou, percebi que era um polvo cobertor feminino e tive uma sensação avassaladora de alegria e emoção”, contou a especialista, ao “Guardian”. 

Ela diz que não pode evitar e, mesmo equipada com um snorkel, ficou tão empolgada que não parava de gritar: “É um polvo-véu! É um polvo-véu!”, berrava mesmo embaixo d’água e tentando manter a respiração e a filmagem. 

A primeira vez que um animal macho dessa espécie foi visto ocorreu há apenas 21 anos, nos Ribbon Reefs, também na Grande Barreira de Corais, por Julian Finn, curador do Museums Victoria.

– Ilustrações da Grande Barreira de Corais na primeira enciclopédia do mundo

Naquela observação, o especialista observou que os animais são “o exemplo mais extremo do dimorfismo de tamanho secual em um animal não microscópico”. Isso porque as fêmeas podem crescer até 2 metros de comprimento. Enquanto isso, os machos crescem cerca de 2,4cm. 

Jacinta afirmou que, antes do encontro dela com o polvo-véu, apenas três outros episódios semelhantes aconteceram. 

Ver um na vida real é indescritível, fiquei tão cativado por seus movimentos, era como se estivesse dançando na água com uma capa esvoaçante. As cores vibrantes são tão incríveis que você não consegue tirar os olhos delas. Eu realmente nunca vi nada parecido antes e acho que nunca mais verei na minha vida.

Publicidade

Fotos: Jacinta Shackleton/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness