Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A remota ilha de Santa Helena está em clima de festa no primeiro mês de 2022, pelo aniversário de seu mais célebre e antigo morador: quando Jonathan nasceu, não existia fotografia, telefone nem mesmo a lâmpada incandescente, a Torre Eiffel ainda não havia sido construída e a morte do imperador francês Napoleão Bonaparte, que viveu seus últimos dias de vida nessa mesma ilha, tinha somente 18 anos. É claro que a festa não é para uma pessoa, mas sim para uma tartaruga: com 190 anos, Jonathan é reconhecido pelo Livro dos Recordes como o ser vivo terrestre mais velho do mundo e o mais longevo quelônio – grupo que inclui todas as tartarugas, cágados e terrapins – já registrada na história.
Jonathan, a tartaruga mais velha da história, completa 190 anos esse mês
-Estes são os animais mais velhos do mundo, segundo o Guinness
O nascimento do réptil em 1832 é uma data calculada a partir de estimativas anteriores, registros e documentos – como uma fotografia tirada em 1882, mostrando o animal já com 50 anos de idade. A imagem registra a chegada de Jonathan na ilha de Santa Helena, localizada no meio do Atlântico Sul, vindo do arquipélago de Seychelles, grupo de ilhas localizado a norte e nordeste de Madagascar, na costa sudeste do continente africano. O quelônio mais velho da história chegou à ilha onde vive como um presente para William Grey-Wilson, que governou Santa Helena de 1887 a 1897.
Foto de Jonathan tirada por volta de 1886, em Santa Helena
-Tartaruga gigante que estava ‘extinta’ há 110 anos é reencontrada em Galápagos
O jardim da residência governamental, por onde 31 governadores já passaram desde a sua chegada, é o local preferido de Jonathan para pegar sol e passear lentamente. Os efeitos da idade chegam pra todos, e também começaram a chegar para a tartaruga, que já não enxerga nem sente cheiros, e precisa ser semanalmente alimentado pela mão dos veterinários para garantir a quantidade de calorias, vitaminas e minerais que precisa para manter sua saúde, já que nem sempre ele consegue identificar os alimentos no solo. Sua audição, porém, segue aguda e precisa, e Jonathan responde aos chamados do veterinário de imediato e adora a companhia humana.
A tartaruga sob os cuidados do veterinário Joe Hollins
-Morre mulher nascida no século 19, mas ainda sem o título de mais velha do mundo no Guinness
“Ele é um ícone local, um símbolo de persistência diante das mudanças”, afirmou Joe Hollins, veterinário que cuida do animal na ilha. Segundo o especialista, Jonathan adora o sol, mas foge para a sombra quando o calor aperta. “Nos dias mais amenos, ele toma banho de sol, e estica para fora do casco seu longo pescoço e suas pernas, para absorver o calor”, afirmou, confirmando que o quelônio passou bem o inverno. A libido do animal também permanece juvenil: consta que é comum encontrá-lo acasalando com as tartarugas Emma e Fred. O título de quelônio mais velho do mundo supera o recorde anterior, que pertencia a Tu’i Malila, uma tartaruga que viveu 188 anos.
O quelônio diante da casa governamental da ilha, em seu jardim preferido
Publicidade
Não há nada de errado com a sua barriga. É isso que influenciadores do TikTok e usuárias anônimas da rede social...
A gordice, ela não tem limites. Todo mundo gosta de comer e ingerir um bom hambúrguer é um prazer imenso para quem...
A Band pode estar preparando um novo reality show com formato inovador. Ao invés das disputas e egos inflados do Big...
Sem estradas, ruas e apenas tendo a água como percurso eles construíram um cantinho muito amor! Há 25 anos, o casal...
Não há passeio da cadela Lou, de três anos, que resista aos fãs apaixonados que ele coleciona pela cidade de...
O mais conhecido grupo de museus britânico está pronto para ganhar nova direção. A partir de primeiro de junho...
Receber os amigos em casa é uma arte que nem todos dominam e, na época do final do ano, com tantas festas...
O Papai-Noel só existe se atender com carinho e dedicação igual a todos, e para melhor lidar com todo tipo de...
Já falamos aqui antes sobre os problemas das fábricas de filhotes e porque você deveria adotar um vira-latas ao...