Sustentabilidade

Tubarão-branco se aproxima de banhistas ilhados em pedra que precisam ser resgatados

Vitor Paiva - 28/01/2022 às 08:33

O dia estava perfeito para um mergulho nas águas incrivelmente azuis e cristalinas da praia de Twilight Beach, em Esperance, na Austrália.

Foi exatamente o que um grupo formado por cinco banhistas decidiu fazer, sem saber que quem também aproveitava o mar da costa sul ocidental do país era um tubarão-branco, que se aproximou do grupo refugiado em uma pequena ilha, localizada a cerca de 50 metros da areia. O incidente aconteceu no último dia 20, e terminou sem nenhum ferido.

Os dois mergulhadores ilhados com o tubarão ao redor da rocha

Os dois mergulhadores ilhados com o tubarão ao redor da rocha; a cena foi registrada em vídeo

-Drone capta momento surreal em que crianças são cercadas por 400 tubarões na Austrália

Ao notar a presença do tubarão, o serviço de emergência soou um alarme, avisando aos presentes na praia da ameaça do predador. Quase todos os banhistas conseguiram deixar a água na direção da areia, mas dois banhistas precisaram se resguardar na ilha de pedra, para em seguida serem resgatados pelo serviço de resgate do Esperance Goldfields Surf Life Saving Club.

praia na austrália

A pedra onde os mergulhadores se refugiaram fica a cerca de 50 metros da areia

-A série de fotos que mostra a ‘invasão’ de mais de 200 tubarões em praia de surf na Austrália

A situação foi registrada em vídeo, mostrando os dois nadadores ilhados sobre a rocha, e o tubarão próximo ao ponto, nadando em círculos. “Foi uma loucura”, afirmou Barry Graham, morador da região, que já testemunhou situações semelhantes na região. A ameaça, afinal, não é novidade: consta que, desde 2017, foram registrados três ataques com morte no local.

-Ivete Sangalo salva criança de afogamento em praia na Bahia

A situação vem causando debates e cobranças da população para que as autoridades criem soluções para evitar futuros ataques. A praia de Twilight Beach vem sendo cenário de diversas situações tensas exigindo resgate: um dia antes do incidente com o tubarão, duas pessoas tiveram de ser retiradas da água, em ameaça de afogamento: no período de Natal, 28 resgates foram realizados no local em apenas três dias.

Publicidade

© foto 1: YouTube/Reprodução

© foto 2: Flickr/CC


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Canais Especiais Hypeness