Debate

Vereador de Embu das Artes acusado de racismo é retirado por policiais de piscina em hotel no RJ

Redação Hypeness - 24/01/2022 às 16:07 | Atualizada em 24/01/2022 às 16:13

Nesse domingo (23), o vereador Renato Oliveira (MDB-SP), presidente da Câmara de Vereadores de Embu das Artes, município próximo de São Paulo, foi detido por policiais em um condomínio no Rio de Janeiro. O parlamentar é acusado de racismo.

Vereador do interior paulista é preso por racismo em piscina no Rio de Janeiro

De acordo com relatos, Oliveira estava em uma piscina em um condomínio privado no bairro de Curicica. Segundo testemunhas, Renato xingava moradores e funcionários do local com frases racistas.

– Vereador membro de bancada negra se nega a cantar hino do RS e expõe trecho racista

Após os frequentadores do condomínio pedirem para o presidente da Câmara de Embu sair da piscina, um policial militar pulou na água e carregou o parlamentar para fora do local.

– Joinville elege 1ª vereadora negra que rapidamente se torna alvo de racismo e ameaças de morte

Ele foi levado ao 32º DP (Taquara) e foi autuado pelos crimes de injúria, preconceito e resistência à prisão.

O que diz o vereador

“Pela manhã, cheguei na piscina e estava conversando com alguns senhores que estavam lá, inclusive brinquei com um. Tava com uma caixinha de som, um deles botou até uma música, e depois informaram que não podia som. Eu desliguei e falei que não sairia da piscina. A polícia veio, eu me desculpei com os outros moradores pelo o acontecido, com a orientação dos policiais de que eu poderia permanecer, eu fiquei lá tranquilo na piscina.

Quando novamente eles chamam a Polícia Militar, volta e o cabo Henrique pediu para que eu saísse. Mas não tinha crime nenhum. Um dos funcionários do condomínio, que eu sequer tinha falado com ele, fato confirmado na delegacia por três testemunhas, me acusou de injúria racial, que não tem nada a ver comigo, nada a ver com minha forma de tratar e o denunciei por denunciação caluniosa e a funcionária que foi com ele por falso testemunho”, se manifestou Renato Oliveira nas redes sociais.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness