Inspiração

A flor mais tímida do mundo que fecha suas pétalas segundos após ser tocada

Redação Hypeness - 21/02/2022 às 14:22 | Atualizada em 23/02/2022 às 10:24

Quem cuida de plantas sabe que elas sentem o que acontece a seu redor. Mas uma flor foi classificada agora como a mais tímida do mundo. Isso porque ela fecha suas pétalas automaticamente após ser tocada. Se a plantinha dormideira ou não-me-toques, originária das américas Central e do Sul – e muito conhecida no Brasil -, apareceu na sua mente, prepare-se para conhecer mais uma planta reativa.

Planta dormideira, originária das Américas do Sul e Central

Planta dormideira, originária das Américas do Sul e Central

Cientistas chineses descobriram recentemente quatro espécies da flor de Gentiana. Encontrada há apenas alguns anos no Tibete, esta planta tão sensível foi apelidada de “flor mais tímida do mundo” por sua capacidade de fechar em menos de sete segundos após ser tocada.

O rápido movimento das pétalas sempre foi fascinante para os cientistas e amantes da natureza, pois ao contrário dos animais, as plantas são geralmente percebidas como organismos estáticos.

Algumas folhas de plantas carnívoras podem reagir ao toque em questão de segundos, como a dioneia (ou apanha-moscas). Antes das descobertas de Gentiana, a única outra flor conhecida a exibir tal comportamento era a Drosera L. (drósera), que também é de uma família de plantas carnívoras. Ela pode contrair sua coroa de dois a 10 minutos após ser tocada, de acordo com o estudo da revista científica chinesa em língua inglesa, Science Bulletin.

Drosera L. (drósera), integrante de uma família de plantas carnívoras

Drosera L. (drósera), integrante de uma família de plantas carnívoras

-Flor com cheiro de putrefação ganha apelido de cadáver e atrai curiosos

As flores de Gentiana foram descobertas em 2020 perto de um lago em Nagchu, região autônoma do Tibete, por uma equipe de pesquisadores da Escola de Recursos e Ciências Ambientais da Universidade de Hubei. Um dos membros acidentalmente tocou uma dessas flores que eles nunca tinham visto antes, e enquanto pegava sua câmera para tirar algumas fotos, eles ficaram chocados ao ver nada além de um botão em seu lugar.

“Foi surpreendente testemunhar a olho nu. As flores desapareceram instantaneamente na sua frente”, disse Dai Can, professor da Escola de Recursos e Ciências Ambientais da Universidade de Hubei, um dos cientistas que liderou o estudo.

Gentiana, a flor mais tímida do mundo

Gentiana, a flor mais tímida do mundo

Para provar que não estavam alucinando, os membros da equipe tocaram as outras pequenas flores da área e, com certeza, todas começaram a fechar. Este comportamento foi muito intrigante, pois nenhum estudo sobre o gênero Gentiana menciona este tipo de comportamento.

-Conheça os mistérios de cinco plantas (legalizadas) que te permitem ter sonhos lúcidos

Após mais pesquisas, os cientistas descobriram quatro espécies de Gentiana – G. pseudoaquatica; G. prostrata var. karelinii; G. clarkei, e uma espécie sem nome – que também se mostrou “tímida”. Ao serem tocadas, suas flores fechariam de 7 a 210 segundos, o que as tornou as flores reativas mais rápida do mundo.

Os pesquisadores não conseguiram mostrar exatamente por que essas quatro flores de Gentiana se fecham desta maneira, mas têm algumas teorias. Enquanto estudavam as flores, eles notaram que elas eram as favoritas das abelhas, que aparentemente não são as polinizadoras mais gentis. Quase 80% das flores sofreram danos externos, com 6% apresentando lesões no ovário.

Acredita-se que o mecanismo de fechamento das flores seja um meio evolutivo de defesa contra as abelhas, desencorajando-as de coletar néctar e, assim, proteger o ovário. No entanto, outra teoria plausível vira esta de cabeça para baixo.

Será que as flores fascinantes se fecham para estimular os zangões a transferir o pólen de forma mais eficiente, já que uma flor fechada sinaliza ao inseto que já foi visitado e que precisa encontrar outra Gentiana viável. Aguardamos cenas dos próximos capítulos para a decisão dos cientistas.

-As flores de bambú que aparecem a cada 100 anos lotaram esse parque japonês

Publicidade

Fotos: Daily China e Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness