Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Ao longo de seus 30 anos como jornalista da BBC, o britânico Gary O’Donoghue já cobriu o parlamento inglês e as desventuras do governo de seu país, e principalmente viajou a trabalho diversas vezes – para Africa, os EUA, Oriente Médio, à Sérvia bombardeada em plena guerra, bem como para o outro lado da fronteira, cobrindo a guerra em Kosovo.
Seu excelente currículo como correspondente e repórter ganha contornos ainda mais impressionantes quando tomamos conhecimento de uma característica determinante: o jornalista é cego.
A cegueira não impediu Gary O’Donoghue de se tornar um importante jornalista da BBC
-O talentoso pintor cego que nunca enxergou nenhuma de suas obras
O’Donoghue nasceu com visão parcial, e aos oito anos perdeu a visão por completo. A condição não o impediu de se formar e perseguir a carreira que desejou desde os tempos de escola. Como em qualquer profissão, as oportunidades para pessoas com deficiência são raras, mas o talento e a dedicação guiaram O’Donoghue em seu caminho no jornalismo desde o começo, nos anos 90.
“Eu acordo todos os dias lembrando a mim mesmo do quanto tive sorte em minha carreira, pois não é assim para todos”, afirmou, em reportagem da BBC.
O jornalista entrevistando o senador Richard Blumenthal em Washington
-O trabalho deste artista cego prova que a arte vai além dos sentidos
Desde então, Gary se tornou voz frequente apresentando reportagens em programas de rádio da BBC, bem como um rosto reconhecido pela qualidade de seu trabalho em telejornais no tradicional canal de TV britânico – e, além do reconhecimento como jornalista, ele também valoriza o sentido de representatividade de seu trabalho.
“É importante que existam pessoas como eu nesse ofício, se o jornalismo pretende refletir apropriadamente como é o Reino Unido de fato, ou então todos os estereótipos serão perpetuados, e o mundo compreenderá melhor a deficiência”, afirmou.
O’Donoghue é corresponde político da BBC em Washington
-Primeira repórter indígena de rede de TV desmaia após reportagem em Manaus
Atualmente ele ocupa um dos cargos mais desejados entre quaisquer jornalistas do mundo: O’Donoghue trabalha como correspondente de política para a BBC em Washington, cobrindo eleições presidenciais e o conturbado dia a dia da capital dos EUA, e como chefe dos correspondentes políticos da BBC para a América do Norte. De sua deficiência visual ele tenta tirar o melhor para a profissão, lembrando, por exemplo, que pessoas cegas estão acostumadas a se esforçar especialmente para compreender a comunicação com outras pessoas, o que pode ajudar na hora, por exemplo, de conduzir uma entrevista.
“Eu não sou ingênuo a ponto de não saber que pessoas cegas têm de superar barreiras imensas, tanto naturais quanto impostas. A verdade, porém, é que nào há outra opção que não fazer seu trabalho”, conclui.
Publicidade
A notícia que todo mundo estava esperando se confirmou, Maria Julia Coutinho terá um programa para chamar de seu. A...
A família Trapp de Minnesota, Estados Unidos, é oficialmente a família mais alta do mundo, com uma altura média de...
Julian Assange foi preso na última quinta-feira (11) na embaixada do Equador, em Londres. Agora, o co-fundador do...
Cyntoia Brown está livre. Aos 31 anos, a norte-americana deixa prisão para mulheres no Tennessee depois de ser...
A Sephora Brasil apresentou a nova linha de corretivos. São 16 opções que prometem manter o corretivo no lugar por...
A Carteira Nacional de Identificação do Autista será concretizada graças ao ativismo no apresentador Marcos Mion em...
Atlético de Madrid x Barcelona é clássico em qualquer lugar do mundo. No futebol feminino não foi diferente e a...
Com somente dois anos de idade, Hannah Oletaju teve de amputar seus parte de seus braços e suas pernas a fim de salvar...
O ano de 2022 mal começou e a transfobia já está rolando solta. Nada de novo sob o sol, já que estamos no país que...