Futuro

Apib convoca lideranças indígenas e oferece mentoria para atuação na política

Redação Hypeness - 11/02/2022 às 11:44 | Atualizada em 16/02/2022 às 10:45

2022 é ano de eleição e mais uma vez temos a chance de dar rumos melhores depois de quatro anos de catástrofe política por parte do governo federal. Assim, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) decidiu convocar lideranças indígenas para entrar na política e fazerem seus direitos serem ouvidos e respeitados.

A proposta da chamada é criar uma Campanha Indígena que possa fortalecer as comunidades originárias do Brasil. Entre as ações propostas estão o acompanhamento e mentoria, capacitação e suporte àqueles que tenham interesse, compromisso e empenho em levar adiante a pauta da representatividade na política, assim como de defesa de direitos e dos territórios indígenas.

Apib convoca lideranças indígenas e oferece mentoria para atuação na política

Apib convoca lideranças indígenas e oferece mentoria para atuação na política

Conectada também com redes de lideranças latinoamericanas, a iniciativa pretende fortalecer o movimento indígena no Brasil através da formação de uma rede de lideranças indígenas. As inscrições podem ser feitas online, pelo site campanhaindigena.info.

Vamos demarcar esses espaços de poder pela garantia de uma construção de sociedade mais plural e menos desigual.

  • Daniel Munduruku: breve perfil do escritor indígena que lutou por cadeira na ABL

Indígenas na Política

De acordo com dados da Agência Câmara de Notícias, o número de indígenas eleitos prefeitos e vereadores cresceu nas eleições de 2020. Os prefeitos indígenas passaram de seis para oito, na comparação com as eleições de 2016. Já os vereadores aumentaram de 168 para 179. Contando com os vice-prefeitos, 197 indígenas saíram vitoriosos nas eleições do último domingo, contra 184 em 2016.

Hoje, porém, a deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), é a única representante indígena no Congresso Nacional. “Minha principal dificuldade é dar visibilidade a projetos de interesse dos povos indígenas e barrar os projetos antiindígenas”, disse Joenia à GQ.

“Entre os principais, eu propus o PEC 3514, que é sobre a regulamentação dos agentes indígenas de saúde e de saneamento. Eu pedi urgência, num momento de pandemia, esses profissionais de saúde estão na linha de frente do combate da covid-19 e merecem ser tratados como profissionais regulamentados”, diz a deputada.

2020 foi também o ano em que a participação indígena foi maior nas urnas, com 2.212 candidatos nos 5.568 municípios do país. O aumento em relação às eleições de 2016 foi de 27%.

Publicidade

Fotos destaque: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness