Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
2022 é ano de eleição e mais uma vez temos a chance de dar rumos melhores depois de quatro anos de catástrofe política por parte do governo federal. Assim, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) decidiu convocar lideranças indígenas para entrar na política e fazerem seus direitos serem ouvidos e respeitados.
A proposta da chamada é criar uma Campanha Indígena que possa fortalecer as comunidades originárias do Brasil. Entre as ações propostas estão o acompanhamento e mentoria, capacitação e suporte àqueles que tenham interesse, compromisso e empenho em levar adiante a pauta da representatividade na política, assim como de defesa de direitos e dos territórios indígenas.
Conectada também com redes de lideranças latinoamericanas, a iniciativa pretende fortalecer o movimento indígena no Brasil através da formação de uma rede de lideranças indígenas. As inscrições podem ser feitas online, pelo site campanhaindigena.info.
Vamos demarcar esses espaços de poder pela garantia de uma construção de sociedade mais plural e menos desigual.
De acordo com dados da Agência Câmara de Notícias, o número de indígenas eleitos prefeitos e vereadores cresceu nas eleições de 2020. Os prefeitos indígenas passaram de seis para oito, na comparação com as eleições de 2016. Já os vereadores aumentaram de 168 para 179. Contando com os vice-prefeitos, 197 indígenas saíram vitoriosos nas eleições do último domingo, contra 184 em 2016.
Hoje, porém, a deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), é a única representante indígena no Congresso Nacional. “Minha principal dificuldade é dar visibilidade a projetos de interesse dos povos indígenas e barrar os projetos antiindígenas”, disse Joenia à GQ.
“Entre os principais, eu propus o PEC 3514, que é sobre a regulamentação dos agentes indígenas de saúde e de saneamento. Eu pedi urgência, num momento de pandemia, esses profissionais de saúde estão na linha de frente do combate da covid-19 e merecem ser tratados como profissionais regulamentados”, diz a deputada.
2020 foi também o ano em que a participação indígena foi maior nas urnas, com 2.212 candidatos nos 5.568 municípios do país. O aumento em relação às eleições de 2016 foi de 27%.
Publicidade
Regulamentada pela Anvisa no final do ano passado, a liberação da venda de produtos derivados da cannabis para fins...
Inimigo não só da mobilidade urbana como também do planeta e do meio-ambiente, o trânsito intenso é hoje um dos...
Afetando da fome mundial à poluição e o meio-ambiente, o desperdício de alimentos é um dos males maiores do mundo...
Foi aprovado pelo Plenário no dia 18 de novembro, o projeto do senador Paulo Paim (PT-RS) que consiste na...
Nos úlimos anos, a vigilância em massa tem sido usada sob a justificativa de proteger a segurança da população,...
O assombroso assassinato de George Floyd na cidade de Minneapolis, no estado de Minnesota, por um policial que se...
Já que o futuro terá de ser ecologicamente correto para que ele possa existir, o debate já não é mais sobre se as...
A Califórnia se tornou o primeiro estado a aprovar uma lei que obriga as grandes lojas de departamento a exibir...
A pandemia de covid-19 fez os equipamentos de proteção individual (EPIs) passarem a ser uso obrigatório e, virarem...