Inovação

Assista a este peixe robótico nadando no ritmo das células do coração humano

Redação Hypeness - 24/02/2022 às 10:22

Como um peixe biônico pode nos ajudar a explicar como funciona o coração? Essa pergunta pouquíssimo óbvia é parte central de uma pesquisa da Universidade de Harvard.

Os pesquisadores queriam entender como as células do coração se comportam sem o estímulo cerebral. Como se sabe, mesmo após a morte cerebral, essa parte do organismo segue se mexendo.

Peixe biônico acabou servindo para experimento que tem como fim esclarecer questões sobre comportamento do coração humano

Então, os pesquisadores perceberam que o comportamento dessas células era bastante similar com alguns tipos de peixe, como o peixe-zebra.

– Conheça a libélula robô que voa como se fosse de verdade

Eles decidiram fazer um peixe biônico baseado em gelatina, plástica e em uma camada com células oriundas do coração humano.

O peixe nadou e mostrou que, de fato, essas células possuem um padrão de movimentação similar ao dos animais que nadam. Agora, a esperança é que esse tipo de pesquisa contribua para a invenção de órgãos biônicos.

“Quando as pessoas tentam criar corações humanos para pesquisa regenerativa, elas pensam muito em replicar a anatomia. Mas existem princípios biofísicos que precisam ser levados em consideração”, explica Kit Parker, coordenador da pesquisa.

“As células isoladas de um coração de um animal podem sobreviver por duas, três ou até quatro semanas se as coisas forem feitas do jeito certo. O fato de que isso pode ser expandido por todo esse período é incrível”, explica Mathias Gautel, biofísico da King’s College de Londres.

– Cachorro robô equipado com rifle é tendência assustadora na indústria armamentista

“Esse tipo de pesquisa mostra de forma clara como a regulação cardíaca acontece no nível das estruturas de contração do coração”, completa o pesquisador.

Confira o vídeo do peixe biônico:

Leia também: Novo tecido robótico é tão inteligente que reage a respiração e movimentos do usuário

Publicidade

Fotos: Reprodução/Youtube


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness