Debate

Avião da Gol arremete para não colidir com jato que entrou na pista sem autorização

Vitor Paiva - 22/02/2022 às 12:05 | Atualizada em 22/02/2022 às 12:19

Um avião da Gol que se aproximava do pouso no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, precisou arremeter para evitar um acidente com um jatinho, que taxiava na direção da pista sem autorização.

O voo 1403, que vinha de Brasília para a capital paulista no último dia 15, encontrava-se próximo de tocar o solo quando recebeu a orientação firme da torre de controle para arremeter: a informação foi confirmada pelo piloto e a manobra foi realizada com segurança, quando então a controladora revelou que uma “aeronave cruzou a pista ali sem autorização da torre”.

O jato se aproximando da pista sem autorização da torre

O jato se aproximando da pista sem autorização da torre, segundos antes do Boeing

-Acredite: ele sobreviveu a um acidente aéreo e logo depois ganhou na loteria

O incidente foi registrado em vídeo e áudio e publicado pelo canal SBGR Live, que transmite diariamente e ao vivo as atividades nas pistas do Aeroporto.

Apesar das imagens ilustrarem a gravidade da situação, especialistas lembram que a arremetida “nada mais é do que descontinuar um procedimento de aproximação”, conforme a Gol comentou, em nota, que acontece quando “o comandante verifica que o pouso não pode seguir cumprindo todos os requisitos de segurança ou por determinação da torre de controle do aeroporto, como neste caso”.

O voo 1403

O voo 1403 vinha de Brasília para pousar em Guarulhos

Em menos de 3 segundos o avião realizou a manobra com segurança, para em seguida pousar em São Paulo

Em menos de 3 segundos o avião realizou a manobra com segurança, para em seguida pousar

-Avião da Gol faz pouso de emergência em Petrolina após falha em motor

Pilotos preparados 

A manobra realizada pelo Boeing 737 Max, portanto, é um movimento previsto e seguro na aviação, que não oferece perigo à saúde da aeronave e nem aos passageiros.

“A arremetida é uma manobra normal e segura e que permite que os pilotos iniciem nova aproximação em condições mais favoráveis. Após o procedimento, a aeronave prosseguiu para pouso, tocando o solo em segurança”, comunicou a companhia aérea.

Assista ao vídeo da arremetida em Guarulhos abaixo: 

-Cadela desaparecida em conexão no aeroporto de Guarulhos faz pernambucano viver saga

Uma análise do ocorrido publicada em vídeo pelo canal Aviões e Músicas, especializado em viagens áreas, apontou para o fato de que, entre a ordem da torre e a manobra, passaram-se menos de 3 segundos, ilustrando o quanto os pilotos estão prontos para realizar o procedimento de segurança.

A GRU Airport, empresa responsável pela administração do Aeroporto de Guarulhos, afirmou à imprensa “não ter responsabilidade no ocorrido”. A identidade do jato que se aproximou da pista não foi revelada, e ainda não surgiram maiores informações sobre eventuais investigações a respeito da conduta da aeronave.

Publicidade

© fotos: YouTube/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Canais Especiais Hypeness