Empreendedorismo

Belgas vivem experimento que impede contato da empresa após horário de trabalho

Redação Hypeness - 22/02/2022 às 09:58 | Atualizada em 24/02/2022 às 10:31

Desde o dia primeira fevereiro desse ano, uma nova restrição foi feita aos funcionários públicos da Bélgica: agora, é proibido mandar mensagem de trabalho fora do horário. A medida causou polêmica dentro das empresas belgas, que temem ser as próximas a ser limitadas.

– Chefe acerta rescisão com 90 mil moedas de 1 centavo após pedido de demissão

Lei criada por ex-eurodeputada e atual ministra Petra de Sutter causou polêmica na Bélgica

A medida foi implementada pela ministra da administração pública Petra de Sutter (que também é a primeira ministra de estado transgênero da história europeia). A chefe da pasta, que é membra do Partido Verde, afirmou que a medida é uma forma de implementar mais direitos e garantir a saúde mental dos profissionais que prestam serviços ao governo do Reino da Bélgica.

Existem legislações similares na França e em Portugal. No pequeno país ibérico, a legislação vale apenas para home office. De acordo com a nova lei portuguesa, chefes são impedidos de enviar mensagens instantâneas ou telefonemas depois do expediente para outros funcionários em home office.

“Durante a pandemia percebemos que é necessário um sistema que proteja todos“, afirmou ministra do Trabalho e da Segurança Social de Portugal, Ana Mendes Godinho.

– Home office: 10 dicas para o trabalho remoto por quem já o pratica há 10 anos

Entretanto, muitos empresários defendem que esse tipo de lei não existe. De acordo com os defensores dos patrões, esse tipo de lei vai contra as recentes flexibilizações do mundo do trabalho.

Na Bélgica, a legislação foi elaborada pensando em funcionários que estão a menos tempo no mercado de trabalho e estão submetidos à lógica de hiperconectividade. “Porque quando você começa num emprego novo, você quer ser perfeito e você pensa: ‘Se eu não responder àquele email às 22h, talvez meu chefe não goste’. Então, agora, acho que haverá uma mudança cultural”, explicou uma funcionária pública belga.

Publicidade

Fotos: Creative Commons


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness