Inovação

Cabelos brancos podem recuperar cor; entenda estudo com pessoas de 9 a 65 anos

Redação Hypeness - 24/02/2022 às 15:35

Mesmo com muita quebra de estigma, ainda há quem vê os cabelos grisalhos como algo a ser escondido ou vergonhoso. Para quem ainda não quer enfrentar o envelhecimento de cara, uma boa notícia: um estudo publicado na plataforma eLife Sciences mostrou que esse processo pode ser desfeito – e não é na base da coloração artificial

Os cientistas estudavam, há décadas, a capacidade de recuperação da cor natural dos fios de cabelo dos seres humanos. Essa nova pesquisa conseguiu as maiores evidências até o momento de que o cabelo branco ou grisalho pode se tornar colorido de novo temporariamente.

– Cabelos brancos são políticos e chamam a atenção para o etarismo e o sexismo

A diminuição do estresse pode ser um dos caminho para evitar fios brancos e até para reverter o quadro

A equipe de pesquisadores chegou a essa conclusão ao estudar pessoas que possuíam fios de cabelo bicolores – com pigmentação em alguns trechos e sem pigmentação em outros trechos, sendo brancos ou grisalhos. Entre os 14 voluntários, homens e mulheres com idades entre 9 e 65 anos, em sua maioria brancos, com cabelos bicolores em partes diversas do corpo – couro cabeludo, face ou região pubiana.

Elas assumiram os cabelos brancos e o resultado foi surpreendentemente libertador

Dez dos participantes do estudo tinham fios de cabelo grisalhos ou brancos que recuperaram a pigmentação naturalmente durante o estudo. O próximo passo será estudar como estimular que as células humanas façam isso com maior frequência e “cobertura” de fios brancos pelo corpo.  

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness