Sustentabilidade

Caça comercial de baleias deve ser proibida na Islândia a partir de 2024

Redação Hypeness - 14/02/2022 às 15:11 | Atualizada em 16/02/2022 às 10:45

Um dos últimos três países a ainda autoriza a caça comercial de baleias, a Islândia pretende proibir a prática a partir de 2024. A decisão, ainda não oficial, é um motivo de celebração na proteção aos animais e ao meio-ambiente. De acordo com autoridades islandesas, o interesse cada vez menor pela carne do animal e o debate em torno do tema têm sido cruciais para a alteração.

– Vídeo incrível mostra momento de afeto entre casal e baleias jubarte

Homem pisa em cima de baleia morta após ser caçada.

Há poucas justificativas para autorizar a caça às baleias depois de 2024“, afirmou a ministra da Pesca e Agricultura da Islândia, Sandis Svavarsdóttir, em um texto publicado em um jornal local. A data específica é por conta da validade das atuais concessões na atividade. As licenças que já estão em vigor duram até o fim de 2023.

A caça de baleias para fins comerciais foi reautorizada na Islândia em 2006 após 20 anos de embargo. O maior mercado consumidor deste tipo de carne está no Japão, mas estatísticas mostram que o consumo tem caído ao longo dos últimos anos.

– Kiska, a baleia mais solitária do mundo, vive sozinha em um tanque há 10 anos

O Japão tem sido o maior comprador de carne de baleia [da Islândia], mas seu consumo está diminuindo ano a ano. Por que a Islândia deveria correr o risco de continuar pescando se não rendeu benefícios econômicos, para vender um produto que está em baixa demanda?“, questionou a ministra.

No Japão, a caça às baleias foi proibida por 30 anos. No entanto, em 2018, o país asiático se retirou da Comissão Baleeira Internacional (IWC) e retomou a pesca no ano seguinte. Segundo dados da Whale and Dolphin Conservation (WDC), mais de 1,7 mil baleiais minke, sei e fin morreram por conta da pesca predatória desde o embargo de 1986.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness