Ciência

Cannabis pode ser a chave para prevenir doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer

Redação Hypeness - 24/02/2022 às 15:33 | Atualizada em 03/03/2022 às 10:20

Um estudo recente declarou a cannabis como a chave para prevenir doenças neurodegenerativas como Alzheimer, pois contém uma substância química que protege as células do cérebro contra o envelhecimento. Além disso, o “composto milagroso” CBN (canabinol) não é psicoativo. Em outras palavras, não deixa as pessoas chapadas.

A autora da pesquisa, Pamela Maher, afirma que “o canabinol protege os neurônios do estresse oxidativo e da morte celular – dois dos principais contribuintes para a doença de Alzheimer. Essa descoberta pode um dia levar ao desenvolvimento de novos remédios terapêuticos para tratamento de doenças não-neurodenegerativas, como Parkinson”.  

– Novo produto à base de cannabis é aprovado pela Anvisa para ser usado no Brasil

O estudo está disponível no “Free Radical Biology and Medicine”

Os estudos sobre a cannabis medicinal se concentraram nas substâncias ativas THC (delta-9 tetrahidrocanabinol) e CBD (canabidiol). Mas ainda se sabe pouco sobre os poderes terapêuticos do CBN – que é molecularmente semelhante, mas menos regulado.

Fogaça diz que cannabis é “planta sagrada” e detalha tratamento da filha com maconha medicinal

A equipe de Maher, que atua no The Salk Institute, na Califórnia, identificou anteriormente as propriedades neuroprotetoras. Agora eles descobriram o mecanismo. Experimentos de laboratório mostraram que o CBN interrompe um tipo de morte celular chamada oxitose. O processo é desencadeado pela perda de um antioxidante chamado glutationa.

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness