Ciência

Capes prepara edital para bolsas de doutorado-sanduíche no exterior; veja prazos e vagas

Redação Hypeness - 16/02/2022 às 17:10 | Atualizada em 16/02/2022 às 17:55

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) anunciou através de um novo edital que irá financiar 1,4 mil bolsas de doutorado sanduíche para estudantes brasileiros estudar em países do exterior. O novo projeto do Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) deve desembolsar cerca de R$ 81 milhões de reais para garantir o acesso de pesquisadores brasileiros à produção de conhecimento científico em terras internacionais.

– Estudo revela que USP é a instituição que mais publica artigos sobre canabidiol no mundo

CAPES dá oportunidade de estudar no exterior com bolsa

De acordo com o documento da CAPES para o PDSE, as bolsas de doutorado sanduíche serão dadas para intercambistas que pretendem ficar entre seis e dez meses estudando no exterior.

– Um caldeirão onde ninguém se mistura: como eu vivo em Londres há 3 meses e todos os amigos que fiz são outros imigrantes negros

Os requisitos para conseguir a bolsa da CAPES para doutorado sanduíche são os seguintes: o pesquisador deve estar matriculado no ano corrente no doutorado, ter sido aprovado no exame de qualificação ou ter cumprido pelo menos um ano do doutorado. Além disso, é preciso ter título de proficiência em língua estrangeira, além de não receber bolsas para fomento da ciência como o PDSE.

Pesquisadores que estejam no Programa Institucional de Internacionalização não podem participar do programa. Pessoas que estejam fazendo um segundo ou terceiro doutorado também não estão autorizados a ganhar o edital.

– USP inaugura Centro Intercultural Internacional e Korea Corner dedicado à cultura coreana

Os prazos do edital da Capes para fazer doutorado sanduíche no exterior são os seguintes:

  • A inscrição deve ser feita pela sua instituição de ensino superior até o dia 31 de março.
  • Os selecionados pela instituição devem fazer inscrição no site da Capes entre 4 e 25 de abril
  • As prós-Reitorias de cada instituição devem homologar as candidaturas entre 2 e 13 de maio
  • O resultado final sai no dia 11 de julho

 

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness