Ciência

Cientistas descobrem novo planeta orbitando estrela mais próxima do Sol

Redação Hypeness - 15/02/2022 às 09:30 | Atualizada em 17/02/2022 às 10:52

Astrônomos identificaram um novo planeta orbitando a Proxima Centauri, estrela mais próxima do Sol. Chamado de Proxima d, o planeta está a cerca de quatro anos-luz de distância do centro do sistema solar. Cada ano-luz equivale a 9,46 trilhões de quilômetros. Um estudo sobre a descoberta foi publicado na revista científica “Astronomy & Astrophysics“.

– Astrônomos podem ter localizado o primeiro exoplaneta conhecido em outra galáxia

Imagem ilustrativa do planeta Proxima d.

Segundo análises feitas por cientistas do Observatório Europeu do Sul, no Chile, as evidências indicam que o planeta tenha um quarto da massa da Terra e que ele complete uma volta ao redor da Proxima Centauri a cada cinco dias terráqueos.

Em 2020, cientistas identificaram o primeiro planeta no sistema da Proxima Centauri, o Proxima b, que tem tamanho aproximado ao da Terra.

– Planeta ‘sobrevivente’ traz revelações sobre o fim do nosso Sistema Solar

A descoberta mostra que a nossa vizinha estelar mais próxima parece estar repleta de novos mundos interessantes, ao alcance de mais estudos e futuras explorações”, afirmou, em nota, João Faria, pesquisador do Instituto de Astrofísica e Ciências Espaciais de Portugal e autor principal do estudo.

As informações sobre o Proxima d foram coletadas graças ao uso do Very Large Telescope, que fica no Observatório Europeu do Sul. Dados preliminares indicavam a presença de um planeta que estaria puxando a estrela.

Fiquei muito entusiasmado com o desafio de detectar um sinal tão fraco e descobrir um exoplaneta tão perto da Terra. Esse resultado mostra que a técnica da velocidade radial tem o potencial de revelar uma população de planetas leves, como o nosso, que devem ser os mais abundantes em nossa galáxia e que podem potencialmente hospedar a vida como a conhecemos“, completou o cientista.

Publicidade

Fotos: ESO/L. Calada Source: European Southern Observatory


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness