Sustentabilidade

Coalas entram na lista de espécies ameaçadas de extinção

Yuri Ferreira - 18/02/2022 às 10:29 | Atualizada em 22/02/2022 às 10:11

O governo da Austrália anunciou recentemente que os coalas estão virtualmente extintos. Os animais, que só existem na natureza da ilha, forma duramente afetados pelas mudanças climáticas e acabaram ficando extremamente ameaçados depois dos incêndios florestais que destruíram boa parte dos habitats dos coalas nos meses finais do ano de 2019.

Coalas estão declarados em extinção de acordo com governo da Austrália; população caiu drasticamente por conta de tragédias ambientais

Durante o período dos incêndios, já se sabia que cerca de 3 bilhões de animais (de diversas espécies) acabaram mortos ou deslocados por conta do fogo que se alastrou por todo o país.

– A história do jovem que salvou 9 coalas de incêndio sem precedentes na Austrália

Logo após as queimadas, os coalas foram declarados funcionalmente extintos pelos cientistas locais. Segundo os pesquisadores, os mais de mil marsupiais que morreram no período seriam vitais para a proliferação da espécie e, dois anos depois, vemos os efeitos graves do que ocorreu com a população de coalas.

“Ainda há tempo para salvar esta espécie icônica se a listagem servir como um ponto de virada na conservação dos coalas. Precisamos de leis mais fortes e incentivos aos proprietários de terras para proteger suas casas na floresta”, afirmou Sussan Ley, ministra do Meio Ambiente da Austrália.

De acordo com a ativista Alexia Wellbelove, gerente sênior de campanha Humane Society International (HSI), existe uma falta de atitude pela política australiana para que a conservação dessa espécie e de outras seja garantida na Austrália, um país que tem grande biodiversidade.

– Cão herói ganha prêmio depois de salvar mais de 100 coalas de incêndios na Austrália

“Até que tenhamos fortes padrões ambientais nacionais que especifiquem áreas proibidas em torno de habitats críticos para espécies como o coala, a destruição do habitat continuará e isso deve ser resolvido com urgência”, disse Wellbelove.

 

Publicidade

Fotos: Creative Commons


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness.

Canais Especiais Hypeness