Debate

Cocaína que matou 24 pessoas na Argentina tinha anestésico usado em elefantes. Conheça o carfentanil

Redação Hypeness - 14/02/2022 às 12:20 | Atualizada em 14/02/2022 às 12:31

Novos exames laboratoriais apontaram a causa certa da morte de 24 pessoas e da internação de outras 80 na região de Buenos Aires, na Argentina: o carfentanil. Na semanada passada, um lote de cocaína vendido na favela de Puerta 8, na capital hermana, foi adulterado com o opiáceo considerado 1000 vezes mais forte do que a heroína.

– Jovem que não lembra ter tido barriga aberta em praia usou droga 50 vezes mais forte que heroína

o que é carfentanil

Carfentanil: droga analgésica utilizada por veterinários em animais de grande porte foi usada por traficantes para adulterar cocaína em Buenos Aires

Tudo começou na noite de 3 de fevereiro, quando os serviços de saúde ao redor de Buenos Aires começaram a receber pacientes com sintomas parecidos: sangramento interno, falta de ar e perda de consciência. 24 faleceram, outros 80 foram internados e muitos foram presos. A polícia segue presente em Puerta 8, favela onde tudo começou.

– Jovem que não lembra ter tido barriga aberta em praia usou droga 50 vezes mais forte que heroína

Após testes químicos nas vítimas e nos lotes da droga adulterada encontrados pela polícia portenha, a Procuradoria Geral de Buenos Aires descobriu que a droga presente no lote de cocaína era o carfentanil, um tipo de opioide sintético extremamente potente.

“Não está disponível para veterinários, não está em uso corrente. Não é como a cetamina, que pode ter uso humano ou veterinário. Portanto, há duas alternativas: ou a droga já foi introduzida em sua forma acabada, ilegalmente, ou ela está sendo processada em algum laboratório dentro da Argentina”, disse Sergio Saracco, presidente da Associação Argentina de Toxicologia (ATA), ao La Nación.

O que é carfentanil e o que é fentanil?

fentanil é um opiáceo – droga de efeito sedativo/analgésico, como morfina, heroína, codeína, todas derivadas do ópio – produzido em laboratório. Ele é considerado 100 vezes mais forte que a morfina e 50 vezes mais forte do que a heroína.

– Ele foi viciado em heroína, largou as drogas e se tornou militar da guarda da rainha da Inglaterra

fentanil é o responsável pela maior parte das overdoses nos EUA, país que perdeu mais de 100 mil pessoas para o consumo excessivo de drogas entre abril de 2020 e abril de 2021. Entre os famosos que tiveram a morte associada à essa droga estão Prince, Mac Miller, Tom Petty, Michael K. Williams, Lil Peep e Shock G.

carfentanil é um derivado do fentanil. Ele é 100 vezes mais forte do que o próprio fentanil e seu uso, é, geralmente, associado à sedação de animais de grande porte, como elefantes e rinocerontes. Entretanto, o carfentanil não é considerado seguro sequer para utilização veterinária na maioria dos países.

heroina carfentanil fentanil

Universidade de New Hampshire mostra a quantidade de cada droga capaz de causar overdose, em comparação

Por se tratar de uma droga extremamente mais forte, ela também é mais capaz de causar overdoses.

Segundo um estudo de caso publicado na revista Medicine, os sintomas de overdose de carfentanil são extremamente parecidos com os das vítimas de Buenos Aires. De acordo com os médicos, a droga causa “congestão interna dos órgãos, afinamento sanguíneo nas câmaras do coração, edemas no coração com hemorragias e edemas cerebrais”.

Publicidade

Fotos: Foto 1: © Getty Images Foto 2: Universidade de New Hampshire


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness