Tecnologia

Como seu tweet que ‘hitou’ pode virar ferramenta de um golpe

Redação Hypeness - 16/02/2022 às 10:35

O golpe tá aí, cai quem quer – ou quem não sabe que é golpe! Com a quantidade absurda de golpistas espalhados por essa internet, fica até difícil acompanhar as novidades novidades nesse mundão do crime virtual. Depois de mensagens SMS para roubar sua conta do Whatsapp e de links suspeitos, agora a moda é usar tweets que “hitaram” para roubar.

O perfil @ALERTA_GOLPE já tinha exposto o caso no Twitter, mas a doula Gaby Carrot (@doulametaleira) se aprofundou nas investigações e descobriu um padrão de postagem que terminava sempre no mesmo: um golpe financeiro nos usuários desavisados ou, como ela mesma intitulou, a “máfia do izinho”. O nome vem da tática de mudar o L maiúsculo por um i minúsculo para confundir os outros ususários.

Tudo começa com um grupo de perfis falsos que solta tweets aleatórios para hitarem (terem muitos compartilhamentos e chegarem a movimentar a conta em questão).

 

Depois que o tweet viraliza, a conta fecha para respostas e solta uma postagem falando sobre ganhar dinheiro fácil. Os mais usados são posts que falam para abrir uma conta no Banco BMG ou no Kawaii para ganhar dinheiro só por entrar. A ideia de ganhar R$ 200 do nada é, claro, emocionante.

A partir daí aparecem os outros perfis falsos para dar credibilidade ao golpe. Os “amigos” da pessoa que fez o post original passam a comentar que o link funciona e que ganharam as dinheiras sem fazer nadinha.

Depois é só trocar a foto de perfil, apagar os tweets e aplicar de novo o mesmo golpe. Os amigos também atualizam seus perfis para não deixar rastro:

O fio digno de CSI da Gaby reúne todas as informações sobre os perfis usados para o golpe. Ela indica ainda um vídeo de outro usuário que também percebeu a máfia:

Pois é, minha gente, o brasileiro de fato não tem sossego, mas felizmente tem mentes atentas pensando e expondo essas máfias. Antes de mais nada, obrigada, Gaby!

Publicidade

Reprodução/Twitter


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness