Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Um brasileiro de 5 anos ganhou o apelido de “caçador de asteroides”, mas isso nada tem a ver com brincadeira de criança. Mais do que apaixonado pela ciência, o paulistano Miro Latansio Tsai é hoje a pessoa mais jovem do mundo a identificar asteroides. No último ano, ele descobriu ao menos 15 corpos celestes que foram aprovados em preliminares pelo International Astronomical Search Collaboration (IASC) e confirmados pela NASA, a Agência Espacial Americana.
Durante a pandemia, os pais de Miro souberam do projeto Asteroid Hunt e matricularam o filho. O objetivo do programa é mapear constantemente o céu em busca de objetos próximos que possam representar algum risco de colisão com a Terra. Dentro do programa, o menino localizou 15 corpos celestes que nunca tinha visto antes, entre outubro e novembro de 2021.
–Aos 3 anos, menina com QI de 146 entra para clube de superdotados; isso é bom afinal?
A advogada Carla Latansio, mãe de Miro, conta que o filho já era aficcionado pela astronomia desde os 2 anos, quando já tinha memorizado os planetas expostos no Museu Catavento, no centro de São Paulo.
“Esse episódio do museu foi surpreendente porque não tínhamos a menor ideia de que ele sabia o nome dos planetas. Ele provavelmente deve ter visto em desenhos e aprendido”, conta em entrevista ao O Globo.
Ela diz ainda que, já com três anos, o pequeno pedia para ver documentários sobre o espaço sideral e já tinha informações sobre a existência de buracos negros para contar para os pais. “Essa foi a hora que a gente descobriu que não era um saber pontual, mas um gosto muito particular e amado por ele”.
– Que tipo de música as pessoas inteligentes escutam?
Estudioso e com um raciocínio bastante avançado para sua idade, o garoto já é fluente em inglês e está aprendendo mandarim com o pai, o administrador chinês Jack Tsai. “Ele não é desenvolvido só na parte da fala, mas em toda a parte cognitiva. Miro sempre teve interesse muito grande por ciência e tecnologia, sempre foi curioso e queria entender como as coisas aconteciam”, diz a mãe ao G1.
Nascido em São Paulo, Miro preferiu desde cedo os museus aos parquinhos e os atlas aos livros infantis. “Ele fazia perguntas como ‘por que o sol é quente e a lua não?’ Perguntava tudo, ficava horas analisando um formigueiro, um sapinho, sempre foi muito investigativo. Ele decorou como funciona o sistema digestivo e dava uma aula para a gente, os pais”, continua.
Carla conta ainda que Miro deu os primeiros passos aos 9 meses e com pouco mais de um ano já falava frases completas. Durante a pandemia, com 3 anos, o menino começou a ler.
Miro ganha certificado por encontrar asteroides aos 5 anos | Foto: Neila Rocha/Ascom/Seapc/MCTI/divulgação
“São Paulo é o estado que mais apoia e investe em ciência, principalmente na formação de jovens e futuros cientistas. Como o nosso Miro, que tem cinco anos e já descobriu 15 asteroides, chegando inclusive a ser premiado pela NASA”, disse o governador de São Paulo, Doria, durante homenagem à Miro, no Museu Catavento.
Aproveitando o momento, a família criou a página Clubinho do Miro para trocar informações sobre asteroides e estudos científicos com outros colegas. Nos vídeos, a turminha de 30 pessoas pode se conectar e encontrar soluções para problemas futuros. A ideia dos pais é incentivar a formação de novas gerações interessadas no tema.
– Crianças que vivem rodeadas de áreas verdes podem ser mais inteligentes, diz estudo
Publicidade
A qualidade do sono interfere não apenas à questões ligadas com problemas cardiovasculares e imunológicos, como na...
Pesquisadores de Yale descobriram que um medicamento desenvolvido para tratar casos de artrite reumatoide conseguiu...
Uma verdadeira batalha sangrenta tomou conta de um dos tanques do aquário de Seul, na Coreia do Sul. Dois tubarões,...
Quando o israelense Shlomi Katzin prendeu uma GoPro em sua cabeça antes de mergulhar na praia de Carmel, ao norte de...
Você pode achar essa criação científica nojenta, mas o tijolo feito de urina vai ajudar e muito na preservação do...
O canabidiol pode interromper a disseminação da Covid-19 nas células pulmonares, e até mesmo inibir a...
Se o armazenamento de informações, sem o risco de perda de qualidade ou mesmo de conteúdo, é um dos grandes dilemas...
A cerveja pode ser extremamente importante em determinadas sociedades, não pelo aspecto recreativo - mas, sobretudo...
Cientistas da Universidade de Leeds, na Inglaterra, desenvolveram um sistema capaz de detectar problemas cardíacos...