Ciência

Conheça o brasileiro de 5 anos caçador de asteroides e que criou clubinho para ajudar colegas

Redação Hypeness - 23/02/2022 às 09:59 | Atualizada em 24/02/2022 às 20:01

Um brasileiro de 5 anos ganhou o apelido de “caçador de asteroides”, mas isso nada tem a ver com brincadeira de criança. Mais do que apaixonado pela ciência, o paulistano Miro Latansio Tsai é hoje a pessoa mais jovem do mundo a identificar asteroides. No último ano, ele descobriu ao menos 15 corpos celestes que foram aprovados em preliminares pelo International Astronomical Search Collaboration (IASC) e confirmados pela NASA, a Agência Espacial Americana.

Durante a pandemia, os pais de Miro souberam do projeto Asteroid Hunt e matricularam o filho. O objetivo do programa é mapear constantemente o céu em busca de objetos próximos que possam representar algum risco de colisão com a Terra. Dentro do programa, o menino localizou 15 corpos celestes que nunca tinha visto antes, entre outubro e novembro de 2021.

Conheça o brasileiro de 5 anos caçador de asteroides e que criou clubinho para ajudar colegas

Conheça o brasileiro de 5 anos caçador de asteroides e que criou clubinho para ajudar colegas

–Aos 3 anos, menina com QI de 146 entra para clube de superdotados; isso é bom afinal?

A advogada Carla Latansio, mãe de Miro, conta que o filho já era aficcionado pela astronomia desde os 2 anos, quando já tinha memorizado os planetas expostos no Museu Catavento, no centro de São Paulo.

“Esse episódio do museu foi surpreendente porque não tínhamos a menor ideia de que ele sabia o nome dos planetas. Ele provavelmente deve ter visto em desenhos e aprendido”, conta em entrevista ao O Globo.

Ela diz ainda que, já com três anos, o pequeno pedia para ver documentários sobre o espaço sideral e já tinha informações sobre a existência de buracos negros para contar para os pais. “Essa foi a hora que a gente descobriu que não era um saber pontual, mas um gosto muito particular e amado por ele”.

– Que tipo de música as pessoas inteligentes escutam?

Estudioso e com um raciocínio bastante avançado para sua idade, o garoto já é fluente em inglês e está aprendendo mandarim com o pai, o administrador chinês Jack Tsai. “Ele não é desenvolvido só na parte da fala, mas em toda a parte cognitiva. Miro sempre teve interesse muito grande por ciência e tecnologia, sempre foi curioso e queria entender como as coisas aconteciam”, diz a mãe ao G1.

Nascido em São Paulo, Miro preferiu desde cedo os museus aos parquinhos e os atlas aos livros infantis. “Ele fazia perguntas como ‘por que o sol é quente e a lua não?’ Perguntava tudo, ficava horas analisando um formigueiro, um sapinho, sempre foi muito investigativo. Ele decorou como funciona o sistema digestivo e dava uma aula para a gente, os pais”, continua.

Carla conta ainda que Miro deu os primeiros passos aos 9 meses e com pouco mais de um ano já falava frases completas. Durante a pandemia, com 3 anos, o menino começou a ler.

Miro ganha certificado por encontrar asteroides aos 5 anos

Miro ganha certificado por encontrar asteroides aos 5 anos | Foto: Neila Rocha/Ascom/Seapc/MCTI/divulgação

“São Paulo é o estado que mais apoia e investe em ciência, principalmente na formação de jovens e futuros cientistas. Como o nosso Miro, que tem cinco anos e já descobriu 15 asteroides, chegando inclusive a ser premiado pela NASA”, disse o governador de São Paulo, Doria, durante homenagem à Miro, no Museu Catavento.

Aproveitando o momento, a família criou a página Clubinho do Miro para trocar informações sobre asteroides e estudos científicos com outros colegas. Nos vídeos, a turminha de 30 pessoas pode se conectar e encontrar soluções para problemas futuros. A ideia dos pais é incentivar a formação de novas gerações interessadas no tema.

– Crianças que vivem rodeadas de áreas verdes podem ser mais inteligentes, diz estudo

Publicidade

Fotos: Arquivo pessoal


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness