Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Uma mexicana de 27 anos foi condenada a 100 chicotadas e sete anos de prisão no Catar após denunciar um abuso sexual que sofreu. A economista Paola Schietekat trabalhava no Comitê Supremo de Entrega e Legado, instituição encarregada de organizar a infraestrutura da Copa do Mundo de 2022 no país, quando foi agredida por um homem que invadiu seu apartamento enquanto ela dormia. O caso aconteceu na cidade de Doha em 6 de junho de 2021.
– Príncipe Andrew: entenda processo por abuso sexual que pode levar filho de Elizabeth II ao tribunal
Paola Schietekat trabalhava no Comitê Supremo de Entrega e Legado, encarregado da organização da Copa do Mundo de 2022.
Vítima de violência sexual também na adolescência, Paola decidiu denunciar o ocorrido no dia seguinte. Ela foi à delegacia acompanhada de Luis Ancona, cônsul mexicano no Catar, e munida de um atestado médico e fotos dos machucados que o agressor deixou em seu corpo. Os policiais perguntaram se a jovem preferia esquecer o caso, apenas pedir ordem de restrição ou ir para a última instância. Aconselhada por Ancona, ela escolheu a terceira opção.
Pouco tempo depois de concluir o depoimento, Paola foi avisada de que precisava se dirigir novamente à delegacia. Lá, foi confrontada por seu abusador, que se defendeu dizendo que os dois tinham um envolvimento amoroso. A declaração fez com que ela passasse de vítima para acusada de ter um caso extraconjugal. O agressor foi liberado pelas autoridades, enquanto a mexicana foi condenada a receber 100 chicotadas e sete anos de cadeia.
Paola foi condenada a 100 chicotadas e 7 anos de prisão enquanto seu agressor recebeu absolvição.
A sharia, lei islâmica em vigor no Catar, prevê que vítimas de violência sexual sejam julgadas por adultério. Paola se converteu ao islamismo quando ainda era adolescente, mas mulheres não-muçulmanas também podem ser punidas. Em 2016, por exemplo, uma turista holandesa foi multada em 845 dólares e sentenciada a um ano de prisão após ser abusada sexualmente no país.
A economista voltou para a Cidade do México com a ajuda do Comitê Supremo de Entrega e Legado no dia 25 de julho de 2021, mesmo com o processo ainda em andamento. Assim que chegou, soube que seu agressor foi absolvido pela justiça devido a falta de câmeras no local do ataque que pudessem comprovar o que realmente ocorreu.
– Menino estuprado por 3 anos denunciou agressor após assistir reportagem sobre abuso
Agora, Paola deseja não apenas resolver o caso, mas também retornar a Doha.
No último dia 14 de fevereiro, Paola foi informada que deveria comparecer em uma segunda audiência na cidade de Doha. Como seu advogado e os representantes do consulado mexicano não compareceram, ela resolveu denunciar o despreparo da Embaixada de seu país durante todo o processo judicial. “Nenhum dos diplomatas falava nem um pouco de árabe, mas também não tinha o menor conhecimento das leis locais”, declarou a economista.
Dias depois, Paola se reuniu com Marcelo Ebrard, secretário de Relações Exteriores (SRE), para tentar solucionar o caso e negociar seu retorno a Doha. De acordo com o oficial, o consultor jurídico do SRE ficará encarregado de defender os direitos da mexicana perante a justiça do Catar.
Agradecí a Paola su visita y la conversación. El Consultor Jurídico de la SRE, nuestro mejor abogado, se hará cargo de defenderla y de que sean respetados todos sus derechos como ciudadana mexicana. Le reconocí su valentía y resolución. pic.twitter.com/PMWGjpjHRV
— Marcelo Ebrard C. (@m_ebrard) February 18, 2022
Publicidade
O Jornal Nacional, da TV Globo, registrou na edição de ontem a noite uma falha técnica logo na abertura, durante a...
Thais Carla aproveitou as fotos de biquíni, postadas em seu perfil no Instagram, para publicar um desabafo e provocar...
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, se deu ao trabalho de gravar um vídeo nas redes sociais exigindo que...
Diz o ditado: “se não pode vencê-los, junte-se a eles”. Em uma estratégia inédita, indígenas guaranis de São...
Arqueólogos e historiadores descobriram a presença de cannabis em um antigo templo de rituais judaicos. A descoberta...
Um jovem atleta negro que treinou com Ângelo Assumpção no Clube Pinheiros denunciou o atleta, que foi diversas vezes...
Apesar de Parag Agrawal, presidente-executivo do Twitter, ter confirmado que o bilionário Elon Musk não integrará o...
Nessa semana, o mundo parou para observar o Talibã tomar o controle de Cabul, capital do Afeganistão, após os EUA...
Não é de hoje que a imprensa se vale de difamações deselegantes e métodos no mínimo questionáveis, com pouca ou...