Ciência

Coral-verdadeira vomita outra cobra depois de ser resgatada em Santa Catarina; veja vídeo

Redação Hypeness - 15/02/2022 às 15:46 | Atualizada em 15/02/2022 às 15:54

Em janeiro, uma residência na cidade de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, foi invadida por uma cobra coral verdadeira, uma das serpentes mais venenosas presentes no território nacional.

Os moradores do local chamaram especialistas para fazer o resgate do animal e algo chocou os cientistas durante a operação.

– Cobra bate recorde e produz veneno suficiente para matar 3 mil adultos em uma única extração

No meio do resgate, a cobra começou a “vomitar” outra cobra. O nome técnico é regurgitação: a serpente havia devorado outra víbora, mas, para tentar escapar e ficar mais leve na fuga, começou a jogar o bicho ainda não digerido para fora de seu corpo pela boca.

Regurgitação para escapar

De acordo com os especialistas que estavam no local, o processo ocorreu porque os moradores tentaram matar o animal antes do resgate. Assustada, a cobra fez o que pode para se torar mais ágil e conseguir escapar.

“Tentaram matá-la, mas ela conseguiu fugir do lugar e acabou se enfiando em um buraco. No buraco, eu consegui pegá-la e, como eu a coloquei dentro da caixa, eu pude ver que ela estava com um pedaço do rabo de outra cobra ainda aparecendo na boca”, afirmou Gilberto Duwe, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), que participou do resgate, ao G1 SC.

– Homem brinca com cobra coral em vídeo, é picado e morre na Bahia

“Ela começou o processo de regurgitar, por causa de todo o estresse, de tudo o que ela passou. E também é uma tática das cobras porque, quando ela está comendo, quando ela comeu algum bicho, ela fica muito lenta, fica mais pesada. Então ela regurgita o alimento para poder escapar mais rápido”, complementou o biólogo.

Veja o vídeo:

As cobras-coral verdadeiras são extremamente venenosas, mas raramente estão envolvidas em eventos com seres humanos porque não costumam dar botes e se alimentam, como visto no vídeo, de outras cobras.

Publicidade

Foto: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness