Tecnologia

Detroit terá trecho de estrada com carregamento de EV para alimentar veículos elétricos sem fio

Vitor Paiva - 18/02/2022 às 10:15 | Atualizada em 22/02/2022 às 10:11

A startup israelense Electreon anunciou recentemente uma parceria com o Departamento de Transporte do estado de Michigan, nos EUA, para a instalação da primeira estrada a oferecer um sistema de carregamento de veículos elétricos por indução no país. O projeto-piloto inicial funcionará em um trecho próximo à cidade de Detroit com 1,6 quilômetro para a fase de testes, utilizando bobinas de cobre conectadas à rede elétrica e instaladas sob a estrada para fazer funcionar a tecnologia que, em resumo, será capaz de carregar automaticamente e sem fios os veículos que passarem pelo trecho com os receptores corretamente instalados.

Electreon

O sistema em teste funcionará inicialmente por trecho equivalente a 1 milha na estrada

-Japão tem mais pontos elétricos de recarga do que bombas de gasolina

“Vamos liderar o futuro do transporte e da eletrificação, aumentando a produção de veículos elétricos e reduzindo os preços ao consumidor, e o sistema de carregamento em estradas sem fio será a próxima peça do quebra-cabeça ambiental”, afirmou Gretchen Whitmer, governadora do estado, sobre a iniciativa, encomendada pela administração, que investirá 1,9 milhão de dólares no projeto. A Electron venceu uma competição pública em 2021, para fornecer desenvolvimento, teste e implementação da tecnologia, e terá a chance preferencial de estabelecimento de contrato com o estado, caso o projeto se confirme como um sucesso e seja ampliado para cobrir distâncias maiores na região.

Electreon

A tecnologia da Electreon promete carregar todo tipo de veículo elétrico adaptado 

-Os carros elétricos são o futuro, mas essa história começou há quase 200 anos

O sistema será capaz de carregar qualquer tipo de veículo elétrico devidamente equipado, incluindo ônibus e caminhões e, além do trabalho da Electreon, será oferecido através do apoio da gigante do automobilismo Ford Motor Company, em parceria com as empresas Next Energy, DTE, Jacobs Engineering Group e a cidade de Detroit. A ideia é trazer solução eficaz e otimizada para oferecer maior autonomia aos veículos elétricos e resolver a questão do acesso e da demora no carregamento dos carros. A startup israelense já realizou projetos-piloto semelhantes na Alemanha, Itália, Suécia e em Israel.

Electreon

As três partes que fazem a tecnologia funcionar, segundo o projeto

-Itaipu E-400: o primeiro carro elétrico brasileiro lançado pela Gurgel nos anos 1980

O prazo anunciado para o trecho-teste estar em pleno funcionamento é de até 2023, colocando assim o estado de Michigan à frente na corrida para se tornar o primeiro a oferecer o sistema de carregamento sem fio em suas estradas – o estado de Indiana também anunciou projeto semelhante, mas ainda em processo de seleção e teste. A escolha de Detroit não poderia ser mais apropriada para apontar um futuro mais sustentável ao estado e ao país, já que a cidade é famosa por funcionar como capital da indústria automobilística do país, abrigando a sede de fabricantes como a General Motors e a Ford.

Electreon

A ideia é ampliar o sistema caso o projeto se revele um sucesso

Publicidade

© fotos: Electreon/divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Canais Especiais Hypeness