Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Você já ouviu falar da cientista Dian Fossey? Ela é conhecida por ser uma das principais pesquisadoras de gorilas da montanha da história. Junto de Jane Goodall, Biruté Galdikas e do paleoantropólogo Louis Leakey, ela trabalhou diretamente para a conservação e para a compreensão dos gorilas, um dos símios mais próximos dos seres humanos e de nosso ancestral comum compartilhado.
Dian Fossey em seu acampamento em Ruanda
Ela foi para Ruanda (onde se concentram boa parte dos gorilas do planeta) em 1963 e trabalhou pela conservação desses animais desde então.
Seu projeto acadêmico não era somente sobre a compreensão das formas de vida desses animais: ele tinha como fim também criar um sistema de conservação da natureza contínuo e de longo prazo para proteger os gorilas dos seres humanos.
Isso porque esses animais entraram em extinção porque eram alvos de caçadores que davam sentidos místicos para os gorilas.
“A conservação de espécies em perigo deve começar com esforços contundentes para a proteção de seu habitat através da criação de leis rígidas contra a presença humana em parques nacionais e santuários de animais”, disse Dian.
– Ellen DeGeneres ganha fundo de preservação de gorilas de presente de aniversário de sua esposa
“A minha pesquisa do gorila selvagem não está concluída, e mesmo quando estiver concluída, será apenas um pedaço da compreensão que o homem pode ter sobre seus parentes mais próximos na linha evolutiva, os grandes primatas. Uma conclusão, entretanto, já existe e é clara: os gorilas são alguns dos animais mais maltratados de todo o planeta”, completo Fossey.
Anos antes de sua morte, o seu gorila favorito, chamado Digit, foi assassinado por caçadores: sua cabeça foi cortada e suas mãos também. A obra foi um claro recado à cientista, que atrapalhava o trabalho dos criminosos.
Dian e Digit, seu gorila favorito: ambos foram assassinados pela crueldade de caçadores
Anos depois, Dian foi assassinada em um caso que nunca foi resolvida. Existem muitas suspeitas sobre a sua morte, mas a teoria geral é de que ela foi assassinada por caçadores de gorilas.
Sua história de vida foi contada no filme “A Montanha dos Gorilas”, de 1988, estrelado por Sigourney Weaver.
Publicidade
Quem é realmente apaixonado por animais não vê empecilhos para ajudá-los, mesmo diante de algumas dificuldades. É...
Nunca fez tanto calor na Ásia. Essa informação vem direto do relatório da Organização Meteorológica Mundial...
O ano começou e as promessas já estão se multiplicando - aliás, quantas delas você já deixou passar? Não...
O National Trust, uma das maiores entidades pró-conservação da natureza do mundo e a mais antiga organização civil...
O dia 29 de janeiro de 2018 entrou para a história da sustentabilidade no Chile: a presidenta Michele Bachelet assinou...
As mudanças de temperatura e clima de cada estação fazem com que nosso corpo precise, de modo geral, de diferentes...
Se você acha bitucas de cigarro nojentas só de olhar, certamente vai se surpreender ao saber que estas sobras podem...
Ao menos vinte tartarugas-oliva foram encontradas mortas em uma praia de Bangladesh. Segundo especialistas e oficiais...
Para melhorar ou mesmo salvar o futuro, é preciso mudar e agir no presente – e em tal sentido, sustentabilidade...