Sustentabilidade

Dian Fossey: a cientista revolucionária que lutou pela vida dos gorilas em Ruanda e morreu por isso

Redação Hypeness - 24/02/2022 às 15:38 | Atualizada em 03/03/2022 às 10:20

Você já ouviu falar da cientista Dian Fossey? Ela é conhecida por ser uma das principais pesquisadoras de gorilas da montanha da história. Junto de Jane Goodall, Biruté Galdikas e do paleoantropólogo Louis Leakey, ela trabalhou diretamente para a conservação e para a compreensão dos gorilas, um dos símios mais próximos dos seres humanos e de nosso ancestral comum compartilhado.

Dian Fossey em seu acampamento em Ruanda

Ela foi para Ruanda (onde se concentram boa parte dos gorilas do planeta) em 1963 e trabalhou pela conservação desses animais desde então.

Seu projeto acadêmico não era somente sobre a compreensão das formas de vida desses animais: ele tinha como fim também criar um sistema de conservação da natureza contínuo e de longo prazo para proteger os gorilas dos seres humanos.

Isso porque esses animais entraram em extinção porque eram alvos de caçadores que davam sentidos místicos para os gorilas.

“A conservação de espécies em perigo deve começar com esforços contundentes para a proteção de seu habitat através da criação de leis rígidas contra a presença humana em parques nacionais e santuários de animais”, disse Dian.

– Ellen DeGeneres ganha fundo de preservação de gorilas de presente de aniversário de sua esposa

“A minha pesquisa do gorila selvagem não está concluída, e mesmo quando estiver concluída, será apenas um pedaço da compreensão que o homem pode ter sobre seus parentes mais próximos na linha evolutiva, os grandes primatas. Uma conclusão, entretanto, já existe e é clara: os gorilas são alguns dos animais mais maltratados de todo o planeta”, completo Fossey.

Anos antes de sua morte, o seu gorila favorito, chamado Digit, foi assassinado por caçadores: sua cabeça foi cortada e suas mãos também. A obra foi um claro recado à cientista, que atrapalhava o trabalho dos criminosos.

Dian e Digit, seu gorila favorito: ambos foram assassinados pela crueldade de caçadores

Anos depois, Dian foi assassinada em um caso que nunca foi resolvida. Existem muitas suspeitas sobre a sua morte, mas a teoria geral é de que ela foi assassinada por caçadores de gorilas.

Sua história de vida foi contada no filme “A Montanha dos Gorilas”, de 1988, estrelado por Sigourney Weaver.

Publicidade

Foto 1: Divulgação/The Gorilla Fund Foto 2: gorillas.org


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness