Inovação

Estagiária da prefeitura cria projeto e revoluciona gestão de águas pluviais em Maringá

Redação Hypeness - 21/02/2022 às 17:55

A internet adora colocar nos estagiários a culpa de tudo que dá errado dentro das empresas. Mas a verdade é que é graças a esses funcionários que um monte de ideia boa surge dentro do ambiente profissional. Que o diga Marilda Cristina Scarsi, estagiária da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Maringá, no Paraná. Pós-graduanda em Gestão Ambiental, ela foi responsável por idealizar o projeto do Retentor de Impurezas de Águas Pluviais (Riap).

– Estagiário de 17 anos da Nasa descobre novo planeta e faz história

Para evitar que os bueiros fiquem entupidos e acabem facilitando o alagamento das ruas em dias de chuva, Marilda, juntamente com a equipe da Secretaria, identificou que seria possível desenvolver um equipamento coletor que pudesse reter folhas e outros resíduos que viessem a impedir a passagem da água. Ele funciona como uma espécie de filtro nas valas de escoamento.

Desenvolvemos um projeto que se encaixa nas necessidades de Maringá, que é uma cidade muito arborizada e, devido aos resíduos, geralmente leva a alagamentos. O equipamento, após as avaliações técnicas do setor de engenharia, foi produzido pela equipe da serralheria da Secretaria de Infraestrutura”, observou a superintendente Maria Lígia Guedes, que supervisionou o projeto.

– Pilotos se emocionam com 1º pouso na história de um Airbus na Antártida

Segundo a prefeitura da cidade, alguns retentores já foram instalados na região central da cidade, próximo ao Parque do Ingá. O vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, elogiou o trabalho de Marilda e ressaltou que cada um deve fazer a sua parte para evitar o entupimento dos bueiros. “O rio começa no bueiro. Além dos retentores, todos precisam ajudar a não fazer o descarte incorreto de lixo. Somos a melhor cidade para se viver e isso só se faz junto de toda a população”, afirmou.

Publicidade

Fotos: Prefeitura Municipal de Maringá


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness