Estilo

Europa proíbe tintas coloridas de tatuagem alegando riscos à saúde

Redação Hypeness - 15/02/2022 às 09:32

Em decisão recente, a European Chemicals Agency (ECHA), um dos órgãos reguladores da União Europeia, decidiu proibir os corantes das tatuagens por questões de segurança. Os reguladores europeus descobriram que a extensa maioria das tintas coloridas utilizadas para tatuagens possuíam substâncias consideradas tóxicas para o corpo humano e, consequentemente, irregulares na Europa.

Veja também: Carnaval de São Paulo terá ‘Bloco dos Rabiscados’ dedicado a quem ama tatuagem

De acordo com agência europeia especialista em segurança química, as tintas encontradas nos estúdios de tatuagens são cancerígenas e alteram o material genético do tatuado

Após a investigação, os reguladores europeus descobriram que as tintas das tatuagens coloridas apresentaram cerca de 4 mil substâncias proibidas pelas autoridades e a  extensa maioria delas era qualificada como cancerígenas ou casadoras de mutações genéticas de acordo com o Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos (REACH), um dos mais importantes documentos de saúde pública da Europa.

– Tatuagem desaparece em 1 ano e evita arrependimentos; entenda

Entre algumas das substâncias encontradas está o álcool isopropanol, um produto específico já considerado  proibido na composição de produtos que serão aplicados na pele, como cosméticos.

A decisão da União Europeia é, na verdade, uma tentativa de pressionar o mercado que produz as tintas a tentar encontrar soluções mais seguras para os consumidores e evitar casos de câncer de pele.

“O objetivo não é proibir a tatuagem, mas tornar as cores usadas em tatuagens e na maquiagem permanente mais seguras”, esclareceu o órgão da União Europeia em comunicado oficial.

– ‘Envaidece a viadagem’: gay e negro, ele usou a tatuagem para superar o preconceito com si mesmo

Entretanto, os tatuadores relatam que existe uma grande probabilidade das tatuagens coloridas se tornarem coisa do passado; em entrevistas, diversos relatam que a regulação praticamente extinguirá as tatuagens permanentes com cores do mercado por alguns anos.

Publicidade

Fotos: Domínio Público


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness