Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Pela primeira vez, cientistas da Nasa conseguiram capturar imagens da superfície de Vênus sem que o planeta estivesse encoberta por nuvens. Antes dos registros atuais, isso só havia acontecido durante o programa Venera, da União Soviética. Desde então, o planeta Vênus estava sendo estudado com a ajuda de equipamentos e radares ultra modernos, mas sem imagens nítidas.
– Pode mesmo haver vida nas nuvens de Vênus, dizem cientistas
Os registros foram obtidos pela Sonda Solar Parker (WISPR) em 2020 e 2021, que possui câmeras especiais capazes de gerar imagens de longa distância (em proporções espaciais).
“Vênus é a terceira coisa mais brilhante no céu, mas até recentemente não tínhamos muitas informações sobre como era a superfície porque nossa visão dela é bloqueada por uma atmosfera espessa. Agora, finalmente estamos vendo a superfície em comprimentos de onda visíveis pela primeira vez do espaço“, afirmou o astrofísico Brian Wood, membro da equipe WISPR e do laboratório de pesquisa naval.
O planeta Vênus é conhecido como “gêmeo mal” da Terra. Isso porque os planetas se assemelham em tamanho, composição e massa, mas as características de Vênus não condizem com a existência de vida. A temperatura média da superfície do planeta é de 471 graus Celsius, por exemplo.
– Emergência climática fez Vênus ir de clima parecido com o da Terra para 450º C de temperatura
O céu de Vênus possui nuvens bastante espessas e uma atmosfera tóxica, que prejudica até mesmo a circulação a robôs e outros tipos de equipamentos para investigação. O WISPR, que capta imagens que o olho humano é capaz de ver, conseguiu registros reveladores a partir do lado noturno do planeta. Do lado diurno, que recebe luz direta do Sol, quaisquer emissões infravermelhas da superfície seriam perdidas.
“Estamos entusiasmados com as informações científicas que a Parker Solar Probe forneceu até agora. Ela continua superando nossas expectativas, e estamos animados que essas novas observações feitas durante nossa manobra de assistência à gravidade possam ajudar a avançar na pesquisa de Vênus de maneiras inesperadas”, disse o físico Nicola Fox, da Divisão de Heliofísica da NASA.
Publicidade
O transporte aéreo é cercado de mistérios e dúvidas. Pelo menos por parte dos passageiros. Em função do...
A natureza é mesmo perfeita e absolutamente tudo está interligado. Prova disto é o novo vídeo disponibilizado pela...
2400 anos sob a água, mas ainda praticamente intacto. Acredite se quiser, mas essa é a condição em que arqueólogos...
Toda vez que a NASA e o telescópio espacial Hubble nos mandam notícias, junto chega a certeza de que algo espetacular...
Foi preciso mais de um século de pesquisas para confirmar que um esqueleto de um guerreiro viking do século 10...
Ei, moça, por que você está usando sutiã? Se a sua resposta for para que os seus seios não caiam, então está na...
Existem várias situações que podem nos deixar arrepiados. Um ventinho frio passando sem avisar, o olhar profundo do...
Quem somos e de onde viemos? As clássicas perguntas parecem fazer cada vez mais sentido, ainda mais em um momento de...
Todo mundo já sabe das proezas arquitetônicas e artísticas dos antigos egípcios e, isso diz respeito não apenas à...