Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O conteúdo das denúncias da racismo nos bastidores da novela “Nos Tempos do Imperador”, da Rede Globo, começam a surgir.
As denúncias, feitas no compliance interno da emissora, resultaram no afastamento do diretor artístico Vinícius Coimbra, figura central nas acusações, que foram lideradas pelas atrizes Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues.
Vinicius Coimbra é acusado de segregar camarins de atores negros e brancos
De acordo com as atrizes, que interpretavam personagens secundários em “Nos Tempos do Imperador”, a direção do programa promovia uma segregação entre atores negros e atores brancos. Além disso, o tratamento dado nos bastidores era diferente para as estrelas negras da novela e, segundo as denúncias, Vinicius Coimbra era o responsável por esses problemas. As acusações também envolvem falas racistas do diretor artístico e de sua equipe.
– Coautor de ‘Babilônia’ acusa diretoria da Globo de racismo: ‘Não aceitei fazer essa nojeira’
Após a denúncia se tornar pública, um ator também relatou um caso de racismo dentro dos bastidores. Ricardo Lopes fez uma participação dentro da trama e afirma que foi chamado de escravo por um dos diretores. “Fiz uma participação nessa novela, meu personagem estava descrito como escravo 1 e ele me chamou de escravo pedindo pra eu me posicionar. A assistente de direção no microfone falou assim: o nome dele é Ricardo e ele nem sequer se redimiu. Na hora foi um choque porque fiquei um pouco constrangido”, disse no Instagram.
De acordo com a denúncia das atrizes, tanto Ricardo Waddington (diretor de Entretenimento) quanto José Luiz Villamarim (diretor de Dramaturgia) foram notificados pelos trabalhadores sobre a segregação, mas o comportamento da direção seguiu durante as gravações.
– Novela da Globo cria polêmica com estupro após acusações de machismo, racismo e lesbofobia
Coimbra estava trabalhando na direção artística de “Mar do Sertão”, próxima novela das seis da Globo, mas foi afastado. Agora, a função será ocupada por Allan Fiterman, que dirigiu “Quanto Mais Vida, Melhor!”.
A Globo afirmou em nota que não iria se pronunciar sobre o caso.
Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues receberam apoio nas redes de colegas de emissora e outras celebridades e ativistas.
Atrizes negras fizeram denúncia interna de segregação em gravações de novela na Globo
A atriz Juliana Alves fez uma postagem nas redes sociais enaltecendo a coragem da denúncia das atrizes e ganhou apoio dos seguidores no Instagram. Bruno Gagliasso, Taís Araujo, Malu Galli, Aline Wirley e Lucy Ramos teceram comentários em favor das atrizes.
“Hoje posso deixar público aqui meu apoio a Roberta Rodrigues, Dani Ornellas e Cinara Leal, atrizes gigantes, que viveram na pele um período de graves e dolorosos atos de racismo. O caso tem suas especificidades e gravidade, mas é importante lembrarmos que casos de racismo acontecem cotidianamente no audiovisual e se manifesta de diversas formas. Ninguém quer ter que continuar falando e reagindo a isso. Nosso desejo é simplesmente atuar e fazer nossa arte. Mas quando uma atriz negra chega em um set de gravação ou filmagem, muitas vezes ela já enfrentou uma barra nos bastidores, desde o processo de caracterização para a personagem. São anos de histórias em comum. Como já disse Viola Davis: ‘A diferença entre atrizes negras e brancas são as oportunidades’. Inclusive de poder ‘simplesmente atuar’ e não ter mais esse tipo de obstáculo”, disse Juliana.
Publicidade
O mundo precisa se renovar, e ninguém, nem mesmo o mais amado dos personagens recentes, está livre de ser questionado...
Uma reportagem da revista Rolling Stone nos EUA trouxe novos e terríveis detalhes das acusações contra o cantor...
O primeiro dia dos desfiles do Grupo Especial do Carnaval do Rio começou ontem com dois importantes desfiles: da...
Uma pesquisa comandada pela Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista (Remir Trabalho) e divulgada pela...
Pela primeira vez na história um telejornal foi ancorado por uma dupla de apresentadores negros. A RedeTV! foi a...
O tempo em que abusadores agiam impunemente parece mesmo ter chegado ao fim. Uma das estrelas da série "Strager...
Ao longo dos anos já se viu de tudo neste mundo, agora registros em vídeo de um elefante 'fumante' tem grandes...
O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou...
Através de decreto municipal emitido pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD-MG), a cidade de Belo Horizonte vai vetar o...