Inspiração

Homem dedica vida a resgatar milhares de cães abandonados nas ruas

Redação Hypeness - 24/02/2022 às 06:00

Era uma vez uma mãe, um filho e vários cachorrinhos de rua que precisavam de carinho. Dejan aprendeu com a mãe como cuidar e acolher esses bichinhos em Cumic, na vila em que moravam na Sérvia e logo precisaram construir um abrigo para atender a demanda. 

“As pessoas queriam se livrar de seus cachorros e apenas os abandonavam a 300 metros do nosso abrigo”, relatou Dejan, que hoje, após o falecimento da mãe, dedica a sua vida a cuidar do local e dos animais que habitam. 

– Onda de abandono de cães adotados na pandemia preocupa abrigos de animais

Dejan posa com um dos animais resgatados pelo seu abrigo

Desde a fundação do abrigo, batizado de Vucjak, em 1997, a missão de Dejan tem sido “salvar cada animal e promover comida, abrigo, amor, segurança e cuidados médicos” para eles. Ele também trabalha para levantar conhecimento sobre a população de cachorros abandonados na Sérvia, a fim de incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo: a acolher. 

– Vídeo emocionante troca cachorro por criança para chamar atenção para o abandono

Agora o abrigo passou a acolher também gatos e raposas das redondezas. Dejan criou também um santuário para lobos pois, apesar de serem os animais símbolo do país, estão sempre no alvo de caçadores ilegais e furtivos na região. 

Dejan relata que cuidar de tantas criaturas exige muito tempo, energia e recursos

– Luisa Mell acusa Larissa Manoela de privilegiar cachorros de raça após doação de vira-lata

O dono do abrigo comprou uma casa longe de  uma vizinhança com muitas casas para que os bichos possam correr, latir e bagunçar o quanto quiserem. O local tem também bastante espaço e segurança para que não se percam, pois Dejan é contra o uso de coleiras. 

“Como uma organização não governamental sem fins lucrativos dedicada ao resgate e bem-estar de animais abandonados e maltratados, o Vucjak Shelter depende principalmente de doações e subsídios públicos”, diz Dejan no site oficial. “Esse apoio permite que o abrigo continue seu trabalho e dê aos animais um lugar digno, seguro e amoroso para viver.” Essa sim é uma missão para toda a vida, não é mesmo? Por mais pessoas como Dejan. 

Publicidade

Fotos: Reprodução / @vucjakshelter / Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness