Debate

Homem que elogiou Hitler e ameaçou vizinho judeu é dono de camarote em 11 estádios de futebol

Vitor Paiva - 17/02/2022 às 10:09 | Atualizada em 17/02/2022 às 10:29

Uma situação de ameaça e injuria racial levou à condenação de um empresário pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, após o homem proferir ofensas antissemitas contra um vizinho de origem judaica na capital paulista.

A agressão ocorreu em junho de 2019, durante uma discussão por conta de uma vaga na garagem de um condomínio no bairro do Morumbi, Zona Sul da cidade, na qual o criminoso afirmou que Hitler estava certo, a raça de vocês, judeus, não presta”, e em seguida desferiu um tapa no rosto da vítima. Apesar do crime não ter sido registrado em vídeo, os seguranças testemunharam o incidente e ajudaram a denunciar o agressor – que recentemente teve sua identidade apurada pelo site Metrópoles.

o empresário Marcelo Izar Neves

O empresário Marcelo Izar Neves, condenado por injúria racial antissemita

-Kim Kataguiri discorda da criminalização do nazismo em podcast

Antissemitismo no Morumbi 

O antissemita do Morumbi foi identificado como o empresário Marcelo Izar Neves, de 55 anos, que é sócio da empresa Unyco, especializada em camarotes corporativos em estádios no Brasil. Segundo apuração do Metrópoles, a empresa atua em ao menos 11 dos estádios mais importantes do país, que funcionam como sede dos principais jogos, shows e eventos nacionais.

São eles o Maracanã, no Rio de Janeiro; Allianz Parque, Arena Corinthians e Morumbi, em São Paulo; Vila Belmiro, em Santos; Beira Rio e Arena Grêmio, em Porto Alegre; Mineirão, em Belo Horizonte; Arena Fonte Nova, em Salvador; Arena da Baixada, em Curitiba e Arena Castelão, em Fortaleza.

o empresário Marcelo Izar Neves

A empresa de Marcelo atua em 11 grandes estádios em todo o Brasil

-Turista holandesa que fez saudação nazista em Auschwitz é detida e multada

o empresário Marcelo Izar Neves

A Unyco oferecem serviços luxuosos em camarotes nos estádios

-Torcida do Brasil de Pelotas expulsa de estádio homem com tatuagem nazista em homenagem a Hitler

A reportagem do portal confirmou que a Unyco oferece serviços de alimentação, bar, atendimento, estacionamento e assessoria para o translado de clientes nos camarotes, que possuem “diferentes ambientes e oferece a versatilidade de realização de eventos de variados portes, num espaço que une a paixão do esporte ao requinte”, de acordo com o site da empresa.

O Metrópoles procurou a assessorias dos 11 estádios citados como clientes, e Maracanã, Mineirão, Allianz Parque e Castelão afirmaram que não possuem vínculos contratuais nem relações atuais com a empresa, contrariando a lista de clientes lista publicada no site da Unyco.

Filho do goleiro Gylmar, que trabalhou pra ditadura

Marcelo é filho do ex-goleiro Gylmar dos Santos Neves, bicampeão mundial pela seleção brasileira em 1958 e 1962 ao lado de gigantes como Pelé e Garrincha. Reportagens recentes revelaram que Gylmar, considerado o maior goleiro brasileiro em todos os tempos e falecido em 2013, atuou como “despachante” e informante para a ditadura militar, ajudando torturadores e sendo por vezes visto caminhando pelas delegacias onde presos políticos eram torturados e mortos.

A revelação foi publicada em diversas colunas e sites especializados, e confirmada por pessoas que conviveram com o ex-jogador. Marcelo também é primo do deputado federal bolsonarista Ricardo Izar, do PP de São Paulo, e sua condenação de um ano de prisão em regime aberto foi convertida em prestação de serviços à comunidade.

O ex-goleiro Gylmar dos Neves Santos, atuando pela seleção nos anos 50

O ex-goleiro Gylmar dos Neves Santos, na seleção nos anos 50

Publicidade

© fotos 1, 2: Metrópoles/Redes Sociais/reprodução

© foto 3: Unyco/divulgação

© foto 4: Wikimedia Commons


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Canais Especiais Hypeness