Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O propósito do projeto “Bike sem fronteiras”, na cidade de João Pessoa, na Paraíba, é tão nobre que se torna quase mágico: colocar no mais pleno movimento aquelas pessoas que em princípio não tem autonomia para se mover.
Para promover a façanha, a prefeitura estabeleceu uma parceria com a faculdade Uninassau através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) para disponibilizar bicicletas adaptadas à população com deficiências e limitações motoras. A última edição do projeto aconteceu no dia 13 de fevereiro, no Parque Solon de Lucena, no Centro da capital paraibana, e contou com fisioterapeutas e monitores para oferecer a inclusão com a devida segurança.
O projeto “Bike sem Fronteiras” funciona quinzenalmente na capital paraibana
-19 vezes que a tecnologia e a inovação melhoraram a vida de quem realmente precisa
“É muito importante para a minha saúde, só tenho a agradecer à prefeitura e os idealizadores do projeto por esta oportunidade. Para mim é uma grande aventura, conheço novas pessoas, e o mais importante: a sensação de liberdade que tenho em cima da bicicleta”, declarou o jovem Ewerton Lucas, de 27 anos, que tem paralisia cerebral, e conta com o projeto para sair do sedentarismo e colocar os exercícios em dia.
“É como me sentir um pássaro”, afirmou, após “voar” em uma das três bicicletas adaptadas disponibilizadas no parque. Além do passeio, o projeto oferece um lanche reforçado com frutas para quem participar da iniciativa.
São três bicicletas adaptadas disponíveis para o uso gratuito
-Graças à tecnologia, este homem paralítico agora pode mexer a mão
“A Sedurb vem trabalhando forte no cuidado com a cidade e o seu ordenamento, mas também se preocupando com as pessoas através de um olhar cuidadoso”, afirmou o secretário Fábio Carneiro.
“Estamos atuando de forma muito presente a questão do empreendedorismo, com a Feira Móvel do Produtor, mas também do lazer e cultura, como foi o projeto Férias no Parque e agora a inclusão social com o Bike sem Fronteiras”, concluiu, lembrando que o projeto é parte importante do posicionamento da atual gestão municipal em sua relação com a cidade e a população.
A equipe do projeto inclui monitores e fisioterapeutas para o uso seguro do equipamento
-Vídeo inspirador nos mostra exemplos de superação e perseverança
Por enquanto o “Bike sem Fronteiras” acontece quinzenalmente, mas a ideia é que em breve as bikes sejam oferecidas toda semana no parque em João Pessoa, bem como futuramente em outros pontos da cidade.
O fisioterapeuta Izael Siva, que atua na monitoração das atividades, lembra que o exercício físico é fundamental para combater problemas variados de saúde, bem como melhorar o temperamento e o condicionamento de qualquer pessoa. Para participar, não é necessária qualquer inscrição prévia: basta ir até o local, e começar a pedalar – e “voar”.
O serviço foi oferecido no Parque Solon de Lucena, no Centro da capital paraibana
Publicidade
Diversidade não é importante: é obrigação. Emobra muitas empresas ainda se recusem a entender e sigam reproduzindo...
A vista do Morro do Moreno, em Vila Velha, no Espírito Santo, é um dos grandes pontos turísticos da região da...
O Universa apresentou longa reportagem narrando casos de racismo, gordofobia e assédio moral praticado contra...
Você conhece o Cazaquistão? Muita gente provavelmente sequer lembrava da existência desse país tradicionalíssimo...
O Rio de Janeiro foi uma das cidades que mais recebeu pessoas escravizadas entre o século XVI e o século XIX em todo...
A 90ª edição do Oscar terá um fato pouco recorrente. A premiação da Academia terá uma mulher concorrendo na...
Carnaval é festa, mas é também política. Isso vai desde os temas das escolas de samba, populares em São Paulo e...
Cantora, artista, ativista, roteirista, influenciadora: essa é Linn da Quebrada, uma das mais importantes travestis no...
Nessa quinta-feira (30), a Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPI da Covid-19) teve um de seus momentos...