Gastronomia

Leite de batata: bebida saudável e vegana promete virar tendência por ser barata e acessível

Redação Hypeness - 15/02/2022 às 09:28 | Atualizada em 17/02/2022 às 10:52

Foi-se o tempo do leite vindo apenas de animais. Não é de hoje que podemos encontrar inúmeras alternativas deliciosas para o leite de vaca e “ordenhar” aveia, amêndoas, coco, sementes de melão e até de cânhamo. Mas uma coisa que de fato não estava prevista era transformar batata em leite.

O leite de batata pode parecer estranho, mas esta alternativa mais recente aos laticínios parece chegar como um divisor de águas no mercado. O porquê? O produto é acessível e barato.

Leite de batata: bebida saudável e vegana promete virar tendência por ser barata e acessível

Leite de batata: bebida saudável e vegana promete virar tendência por ser barata e acessível

A ideia de leite de batata pode fazer você torcer o nariz no começo, mas pense nisso. Adoramos comer batatas de qualquer forma (fritas, recheadas, assadas), então beber pode ser tão ruim assim? De acordo com Amy Gorin, MS, RDN, nutricionista que trabalha com alimentação à base de plantas e proprietária da Master the Media, em Stamford, é delicioso e nutritivo. Sem mencionar uma vitória para o planeta!

A alternativa pode não parecer a coisa mais deliciosa do mundo, mas, convenhamos, nem o leite de aveia ou o leite de soja. E vimos como eles se tornaram populares nos últimos anos. Sem contar que o amido da batata traz uma cremosidade impressionante ao leite, funcionando muito bem para lattes e cappuccinos caseiros.

Além disso, a humilde batata usa muito menos terra e recursos do que outras plantas que atualmente são usadas para a produção, o que torna o vegetal e o leite mais acessíveis.

A empresa sueca DUG, a única marca de leite de batata disponível comercialmente no mundo, estreou recentemente no mercado do Reino Unido, onde se espera causar um grande impacto puramente baseado na demanda por alternativas de produtos de origem animal nesse mercado. A ideia inicial é expandir para outros países europeus, bem como para o mercado chinês.

Mas calma lá que você não precisa viajar para a Europa para provar a novidade: pode fazer seu próprio leite de batata, no conforto do lar. Já existem dezenas de receitas disponíveis online, mas basta ferver a batata, depois misturá-la com a água em que ferveu, coar e adicionar mais água até atingir a consistência desejada.

A versão de leite de batata do DUG também contém maltodextrina, proteína de ervilha, fibra de chicória, óleo de colza, frutose (um açúcar), sacarose (um açúcar), regulador de acidez, carbonato de cálcio, lecitina de girassol (um emulsificante), sabor natural, além da adição de vitaminas.

Embora o recente lançamento do leite de batata DUG no Reino Unido tenha causado algumas ondas, o sucesso desta alternativa aos laticínios não é garantido, pois alguns que a experimentaram descreveram seu sabor como “neutro” ou reclamaram de um sabor salino.

A falta de proteínas também pode ser um problema para algumas pessoas. Com apenas um grama de proteína por porção, em comparação com os oito gramas de leite de soja e os três de leite de aveia, não é exatamente uma potência de proteína, mas isso não deve importar muito se você ingerir sua proteína a partir de outras fontes.

Mas onde o leite de batata provavelmente fará uma grande diferença é na sustentabilidade. O cultivo é duas vezes mais eficiente que o da aveia e, em termos de uso da terra, requer pouca água e tem um rendimento melhor do que a maioria das plantas. A nova bebida pode ter uma longa caminhada para realmente competir com outros leites à base de plantas, mas certamente tem a chance de se tornar a próxima mania de alimentos saudáveis.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness