Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Realizado por cientistas da Universidade de Montreal, no Canadá, um novo estudo sugere que os impactos do uso da maconha sobre a memória e as capacidades cognitivas podem causar prejuízos mesmo passado o período inicial de intoxicação.
O trabalho foi publicado no periódico científico Addiction, realizado em processo de revisão sistêmica, que avalia em alta rigor os resultados e métodos de pesquisas anteriores, em busca de resultados diversos e abrangentes. Ao todo, o estudo se desdobra sobre avaliações de mais de 43 mil participantes, e se refere ao uso da maconha enquanto droga recreativa em seus formatos mais comuns de consumo, sem incluir qualquer uso de medicamentos a partir da planta, nem de outros derivados.
O estudo se baseou em diversas pesquisas anteriores sobre o consumo de maconha
-9 sites e portais para aprender e se munir de informações sobre maconha
O trabalho avaliou o impacto do uso continuado de maconha sobre algumas das principais funções cognitivas de execução, como memória, aprendizado, atenção, velocidade de processamento, uso de língua, função motora perceptiva, e mais: de acordo com a pesquisa, os prejuízos mais agudos apontados imediatamente após a intoxicação também apresentam efeitos persistentes.
“Nosso estudo nos permitiu destacar diversas áreas da cognição prejudicadas pelo uso da maconha, incluindo problemas de concentração e dificuldades de memória e aprendizado, que podem gerar impactos consideráveis no dia a dia dos usuários”, afirmou o cientista Alexandre Dumais, coautor e líder do estudo.
A conclusão aponta para um efeito mais agudo sobre jovens e adolescentes
-Maconha medicinal breca disseminação de covid-19 em células do pulmão, diz estudo
Os maiores efeitos persistentes notados foram sobre o aprendizado verbal e a memória, em prejuízo consistente mesmo passado os momentos do uso. Em atividades ligadas às funções motoras simples, à tomada de decisões e à memória de trabalho, que envolve a utilização de informações durante tarefas, o impacto foi considerado pequeno e moderado, e sobre a flexibilidade cognitiva e velocidade de processamento de estímulos, as consequências foram avaliadas como pequenas.
O estudo não encontrou qualquer impacto significativo e persistente do uso da maconha sobre a linguagem.
Os resultados se referem ao uso da maconha enquanto droga recreativa, e não se referem a qualquer uso medicinal
-Prisão de homem com trouxa de maconha e R$ 179 abre debate sobre fracasso de guerra às drogas
“O uso da maconha por jovens pode, consequentemente, levar a uma menor retenção educacional, e, em adultos, a resultados ruins no trabalho e perigos ao dirigir. Essas consequências podem ser piores em usuários regulares e intensivos”, afirmou Dumais, lembrando que o estudo confirma um prejuízo mais significativo sobre jovens e adolescentes, cujo cérebro se encontra em processo de desenvolvimento.
A pesquisa sugere diferenças na intensidade do impacto, relacionadas à frequência do uso, e não afirma, no entanto, que tais prejuízos sejam permanentes, indicando que períodos de abstinência podem reduzir ou mesmo anular os efeitos na maioria dos casos.
São necessários novos estudos para estabelecer a duração dos efeitos a longo prazo
Publicidade
Um “segredo fatal” ameaçava as casas da burguesia britânica dos meados do século XIX, e não estamos falando do...
O monstro do Lago Ness, Monstro de Loch ou simples e fofamente Nessie, confundiu os cientistas durante séculos. Agora,...
Os seres humanos são um grupo engraçado. Nos colocamos firmemente no topo da lista das "melhores espécies", embora...
Por centenas de anos a rotina migratória de pássaros fez com que os humanos se perguntassem como os animais faziam...
Uma nova pesquisa mostra que 3 metros de distanciamento social não são suficientes para garantir a proteção contra...
A pílula anticoncepcional foi lançada em 1957, nos Estados Unidos e representou uma verdadeira revolução sexual no...
O Reino Unido está considerando regulamentar de forma rígida o consumo de polvos, lagostas e caranguejos com base em...
Até o dia 25 de abril está prevista para acontecer no Brasil a primeira chuva de meteoros de grande intensidade do...
Médicos suecos conseguiram pela primeira vez ligar uma prótese diretamente aos nervos de uma paciente, que com isso...