Debate

Mais de mil ratos são encontrados em centro de distribuição de loja nos EUA

Vitor Paiva - 23/02/2022 às 10:02

A rede de lojas estadunidense Family Dollar anunciou que irá fechar temporariamente 404 lojas espalhadas por seis estados do país, por motivos sanitários: a decisão, porém, nada tem a ver com a pandemia, mas sim, com uma insalubre e imensa infestação de ratos. Mais de 1.100 roedores foram encontrados durante uma inspeção realizada pela US Food and Drug Administration (FDA), espécie de Anvisa dos EUA, em uma central de distribuição da rede varejista no Arkansas, após uma reclamação de um cliente. De acordo com o relatório, os inspetores encontraram ratos “vivos e mortos” no local, como também foram encontrados pássaros mortos e fezes de ambos os animais.

A rede Family Dollar é uma das maiores do varejo no país

A rede Family Dollar é uma das maiores do varejo no país

-Austrália vive infestação de ratos sem precedentes: ‘Andam no travesseiro’

“Ninguém deve ser submetido a produtos armazenados nas condições inaceitáveis ​​que encontramos nesse local de distribuição da Familly Dollar”, afirmou Judith McMeekin, porta voz do FDA, em comunicado. “Isso é violação da lei federal que pode colocar em risco a saúde das famílias americanas”, concluiu. Agora a agência sanitária irá trabalhar com a loja para realizar um recall de produtos que podem ter sido afetados, incluindo alimentos para pessoas e animais, cosméticos, equipamentos médicos e até mesmo medicamentos vendidos. As 404 lojas que receberam os produtos da central ficam em estados como Alabama, Arkansas, Louisianna, Mississippi. Missouri e Tennessee.

Familly Dollar

Interior de uma loja da rede em Miami: o recall afetou 404 lojas no país

-Ela passou anos fotografando ratos para acabar com sua imagem negativa

Apesar de ter afirmado que não recebeu qualquer reclamação ou relato de clientes que tenham se sentido mal a partir de um produto eventual, a rede de lojas irá realizar um imenso processo de revisão de seus estoques e produtos nos locais que receberam a distribuição. “A Family Dollar está notificando as lojas afetadas, pedindo que chequem seus estoques imediatamente, e que deixem de vender qualquer produto afetado”, afirmou a empresa. “Clientes que tenham comprado produtos afetados podem devolver na loja que adquiriram sem recibo”, diz o comunicado. Com mais de 8.000 lojas espalhadas por quase todos os estados do país, a rede é a segunda maior de seu tipo nos EUA, vendendo produtos a baixo custo.

Familly Dollar

Algumas lojas da rede são do tamanho de hipermercados no país

-Sim, nesse café a sua principal companhia são os ratos – e isso na verdade é bom

Os roedores foram encontrados após um processo de fumigação ser realizado na central de distribuição, localizada na cidade de West Memphis, no Arkansas. A investigação começou após a FDA receber uma reclamação no final de janeiro, e foi concluída no dia 11 de fevereiro. Segundo o relatório da agência sanitária, uma revisão dos registros internos da rede varejista indicou que mais de 2.300 ratos já haviam sido encontrados entre 29 de março e 17 de setembro de 2021, indicando um histórico de infestação no local, bem como o tratamento negligente da empresa com as condições sanitárias necessárias.

Familly Dollar

A Familly Dollar vende produtos variados, incluindo alimentos e medicamentos

Publicidade

© fotos 1, 4: Wikimedia Commons

© fotos 2, 3: Flickr/CC


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Canais Especiais Hypeness