Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Vencedor do BBB 10, o lutador Marcelo Dourado gravou um vídeo para se retratar por ter sido homofóbico dentro do reality show. Para mostrar que mudou de opinião e aprendeu com seu erro, Dourado se desculpou por ter gritado “Orgulho hétero” e “resistência heterossexual” para o brother Dicesar que disse na época que “o mundo é gay”.
“Não pretendo com esse vídeo a amizade nem a simpatia de ninguém. Apenas reparar um erro histórico que eu falei e reconhecer o meu erro, que pode ter sido interpretado como uma fala preconceituosa”, disse Dourado no vídeo, doze anos depois do ocorrido.
Num momento em que muita gente está preocupado com falas preconceituosas postadas nas redes – e como Edgar bem colocou na música “print não some” – o pessoal está tratando de fazer novos posicionamentos.
“Rola um vídeo meu de tempos em tempos na internet, onde eu falo ‘orgulho hétero’ e ‘resistência heterossexual’, que foi dito dentro de um reality show, sob condições isoladas e específicas, eu sofrendo muita pressão psicológica e provocações diárias dos meus adversários. Mas nada disso apaga o fato de que eu era um cara muito mais ignorante do que sou hoje. E eu não percebi ali na hora que a frase que o meu adversário falava, ‘o mundo é gay’, era uma frase de inclusão”, explica Dourado em seu discurso.
Na minha cabeça limitada, eu pensava que era uma frase afirmativa, genérica. Eu não percebi a importância daquilo para as pessoas que estão envolvidas nessa comunidade e que são constantemente vítimas de violência.
“A resistência pertence as minorias, e nenhum hétero foi espancado até a morte por sua sexualidade, diferente da comunidade LGBTQIA+. No Brasil existem casos gravíssimos…. Ficar contra essas causas vai contra a história da minha família e contra o meu legado, de filho de refugiados. Na minha cabeça, todos devem ser respeitados igualmente”.
O ganhador da 10ª edição do BBB, que é também faixa preta de judô e professor de Educação Física, fez questão de mandar um recado para quem ainda o acompanha e ficou do seu lado na época das falas homofóbicas.
“O meu jeito bruto pode ter confundido pessoas que torceram por mim achando que o que nos unia era o preconceito, que eu abomino. Se você torceu por mim achando que o nos une é preconceito, quero distância. Quero nas minhas relações pessoas com empatia, que respeitem a dor do outro, mesmo a gente não entenda. (…) A vida de cada um, só diz respeito a cada pessoa”.
-Linn da Quebrada critica fala transfóbica de Pedro Bial em entrevista com Ronaldo
Publicidade
Desde 2003, a lista dos empregadores que foram pegos em flagrante submetendo empregados a condições análogas à de...
O bicampeão olímpico de hipismo, Sir Mark Todd, foi suspenso pelas autoridades de corrida após o vazamento de um...
A influenciadora digital @bae_favvy1 acumula mais de 40 mil seguidores no TikTok depois de contar sua trajetória de...
O mundo atravessa um processo de digitalização extrema e diferente de outros tempos certos hábitos considerados...
Desde que anunciou a gravidez, Tatá Werneck contribuiu para a desmistificação da gestação. Ela compartilhou...
Um helicóptero da TV Record sobrevoava o Morro da Mangueira, na Zona Norte do Rio, na manhã desta sexta-feira (28),...
Maria Gabrielli Machado é atriz e irmã do jogador de futebol Fernandinho. Não, ela não chamou a atenção pelo...
O parlamentar Arthur do Val (Podemos-SP) entrou em destaque dentro do debate público internacional na semana passada,...
Uma mulher ligou para a Polícia Militar do Estado de São Paulo pedindo pizza. Em 90% dos casos, provavelmente, o...