Ciência

Médicos encontram 27 lentes de contato em olho de paciente que nem fazia ideia do fato

Redação Hypeness - 10/02/2022 às 10:09 | Atualizada em 11/02/2022 às 16:14

Quem usa lentes de contato sabe o quão desconfortável pode ser “perder” uma delas dentro de seus olhos. Por outro lado, dependendo do tipo de lente que se usa, o “desaparecimento” poderia passar desapercebido. Foi o que aconteceu com uma mulher de 67 no hospital Solihull, na Inglaterra.

– Marca lança projeto para lentes de contato inteligentes com câmera acoplada

Ela se preparava para uma cirurgia de catarata quando, durante a fase de anestesia, os médicos identificaram uma massa grande dentro de seus olhos. Para a surpresa de todos, eles encontraram não uma, não duas, não dez, mas 27 lentes de contato perdidas dentro dos olhos da paciente.

O caso, que aconteceu em 2017, chocou parte da comunidade médica porque a maioria dos especialistas achava ser impossível alguém acumular tantas lentes nos olhos sem ter consequências graves por isso. A paciente usava lentes descartáveis há cerca de 35 anos.

Era uma massa enorme. Ficamos extremamente surpresos que a paciente não percebeu o que acontecia“, afirmou Rupal Morjaria, autora de um estudo sobre o caso publicado no “British Medical Journal” em parceria com Richard Crombie e Amit Patel.

– Excesso de smartphone e outras telas está alongando os olhos humanos e causando ‘pandemia de miopia’

As lentes perdidas nos olhos da paciente se agruparam como uma “massa azulada” que ficaram grudadas graças a um muco presente nos olhos. Ao entenderem a situação, os médicos adiaram a cirurgia de catarata.

Os pacientes às vezes apresentam uma lente de contato presa sob a pálpebra superior, principalmente se forem novos no uso de lentes de contato ou tiverem problemas de destreza, mas encontrar muitas lentes presas no olho de alguém é extremamente raro”, afirmou o especialista Henry Leonard ao “Optometry Today”. “A maioria dos pacientes sentiria desconforto, teria uma vermelhidão significativa e estaria em risco de infecções oculares”, alertou.

Publicidade

Fotos: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness