Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Ativista LGBT+ e estudante de direito, Fausto Martínez se tornou a primeira pessoa do México a conseguir incluir o gênero não-binário em sua certidão de nascimento. O documento oficial foi emitido pelo Registro Civil de Guanajuato, em 11 de fevereiro, depois de Martínez vencer o processo de apelação constitucional do México.
“Sempre disse que o que não tem nome não existe”, escreveu Martínez em um tópico no Twitter. “Por esta razão, a transcendência deste fato, o Estado mexicano reconhece que existem pessoas não-binárias e com isso estamos sujeitos a direitos e obrigações”.
Martínez tem 26 anos e detalhou o processo de como abordou pela primeira vez o Instituto Nacional Eleitoral (INE), em setembro de 2021, com um grupo de pessoas que desejava colocar “NB” (referência a non-binary) em seus documentos oficiais, em vez de sexo feminino ou masculino.
Fausto teve assim sua identidade de gênero reconhecida em sua certidão de nascimento se tornando a primeira pessoa não-binária a ter garantido seu direito à identidade.
Les comparto que el pasado 11 de febrero recibí mi acta de nacimiento NB. Les cuento un poco como fue el proceso. pic.twitter.com/biz6RkgkYQ
— Fausto Martínez (@FaustoGlow) February 16, 2022
“Tive uma sensação de incredulidade. Foi irreal — não sei se essa é a palavra certa — mas se pudesse definir um sentimento seria de muita alegria. Alegria porque é também uma conquista de quem me acompanhou e que espero possa ser o começo para outros”, assim descreveu Fausto em entrevista à Agência Presentes, o momento em que teve nas mãos a certidão de nascimento que reconhece o seu género identidade.
-Primeire atleta não-binárie a disputar as Olimpíadas de Inverno
Guanajuato é um estado no centro do México onde as reformas ainda não foram aprovadas para garantir a identidade das pessoas trans e não-binárias. Desde outubro de 2021, uma iniciativa que busca reformar o Código Civil e a Lei de Proteção dos Direitos Humanos no Estado está em análise para garantir esse direito.
De dezembro de 2019 a outubro de 2021, pelo menos 60 pessoas trans de Guanajuato tiveram que viajar para a Cidade do México para editar a certidão de nascimento com identidade de gênero e nome adequado.
“É uma conquista coletiva de pessoas não-binárias no México, que nossa existência seja legalmente reconhecida com tudo o que isso implica, tornando-nos uma pessoa jurídica com direitos e obrigações”, disse Martínez à agência de notícias mexicana EFE.
Mais da metade dos 32 estados do México aprovaram legislação para permitir que pessoas trans mudem seu gênero em documentos oficiais. Em 2019, o tribunal superior do México decidiu que as pessoas transgênero devem receber uma certidão de nascimento atualizada após a cirurgia de confirmação de gênero.
Publicidade
O Burger King lançou uma campanha sobre como explicar a sigla LGBTQIA+ por meio do olhar e perspectiva das crianças....
A versão 2021 do projeto Senhoras do Calendário chega à sua 15ª edição com uma homenagem ao universo drag....
Estamos em 2019, mas ainda tem gente que acredita em racismo reverso. O youtuber Kaique Brito resolveu discutir o...
Mantendo a diversidade de formas corporais que tem estampado suas campanhas há um tempo, a H&M publicou em seu...
Ela fez de novo. Talvez como nunca antes na história de sua carreira brilhante. Ava DuVernay deu voz aos cinco rapazes...
Ele jogou em Portugal, no Japão e na Turquia. Vestiu camisas pesadas do futebol brasileiro, Vasco, Ponte Preta, Bahia...
Um vídeo mostrando dois turistas em Salvador ofendendo uma vendedora repercutiu de forma extremamente negativa na...
Uma peça de roupa pode ser também um instrumento de mudança social e reflexão. Foi assim que a designer de moda...
Um homem grávido, um aperto de mão multirracial e um rosto que não aguenta mais assistir são alguns dos emojis que...