Viagem

Morre Waldemar Zonta, dono do Estadão, bar símbolo de São Paulo

Redação Hypeness - 24/02/2022 às 18:18

O Estadão, um dos ícones da cidade de São Paulo, está em luto. Waldemar Zonta, um dos fundadores do tradicional Bar e Lanches que há décadas integra os roteiros do Centro de São Paulo, morreu na última sexta, 18 de janeiro, aos 89 anos.

A informação foi confirmada pelas redes sociais oficiais do bar Estadão, que anunciou a triste despedida de seu idealizador. A causa da morte não foi informada.

“Estamos em luto, pois hoje perdemos uma pessoa muito especial nossas vidas. Ele nos ensinou muito como um grande líder e continuava nos auxiliando […]. Ele era muito mais que um patrão, era um pai, amigo e um grande parceiro. Aqui honraremos seu nome todos os dias. Lutaremos para homenagear o legado deixado e nossa eterna gratidão!”, diz o texto publicado no perfil do estabelecimento.

-Seleção Hypeness: 15 dicas para curtir São Paulo depois da meia noite

O Bar e Lanches Estadão foi fundado em 1968 por imigrantes portugueses e, desde então, inúmeras gerações se deliciaram com os pratos e lanches, como o clássico de pernil, que saltam da cozinha. A família Zonta, que atualmente administra o local, passou a gerenciar o espaço em 1974.

Não há um paulistano que não conheça o Estadão. Ele fez parte de inúmeras madrugadas dos festeiros que passam pelo centro da metrópole, dos trabalhadores na hora de almoço e dos turistas que fazem questão de incluir o bar em seus roteiros de viagem.

Famoso por ficar aberto 24 horas praticamente durante o ano todo, o bar foi atingido pela pandemia igual a todos os estabelecimentos. A vontade de um farto sanduíche de pernil teve de aguardar a diminuição dos casos de covid-19 e as liberações estabelecidas pela prefeitura.

Reaberto, o local hoje atende no balcão, nas mesas e faz entregas por aplicativos de delivery. Vale provar tanto o famoso sanduíche de pernil, carro-chefe da casa, quanto o mineirinho, que ganha adição de queijo, a feijoada ou ainda o delicioso pudim que dá pinta na vitrine.

Considerado o bar mais democrático da cidade, o Estadão reúne no mesmo ambiente artistas, jornalistas, trabalhadores locais, políticos, baladeiros e as tribos que se pode imaginar. “Um espaço que sintetiza a diversidade típica de São Paulo como nenhum outro lugar do gênero”, como conta o site da casa.

A esquina onde o Bar e Lanches Estadão está localizado, no Viaduto 9 de julho, é um ponto de encontro para comer, beber e conversar, sempre com ótimo astral e sem hora para acabar.

Publicidade

Fotos: reprodução instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness