Futuro

Nasa paga 1 milhão de dólares por ideias sobre como alimentar astronautas em Marte

Redação Hypeness - 02/02/2022 às 10:17 | Atualizada em 08/02/2022 às 11:05

São muitas as dificuldades para se realizar uma viagem tripulada até Marte, e enquanto alguns dilemas envolvem questões de altíssima engenharia e complexidade, outras são profundamente simples e essenciais, mas nem por isso mais fáceis de serem resolvidas – como a questão da alimentação.

O que fazer para alimentar uma tripulação sem depender de suprimentos terrestres por um período mínimo de 7 meses de viagem até alcançar o planeta vermelho, além do tempo de permanência e do retorno eventual? Trata-se de necessidade tão fundamental e difícil que a NASA está oferecendo prêmios de até 1 milhão de dólares para quem desenvolver soluções viáveis e sustentáveis em um desafio público.

The Deep Space Food Chalenge

O simpático logotipo do desafio, que busca soluções para uma questão essencial – e incrivelmente complexa – nas viagens futuras

-Fazenda futurista planeja cultivar e servir carne “impressa” no espaço sem ferir animais

Desafio da alimentação no espaço 

Intitulado Deep Space Food Chalenge (Desafio da alimentação no espaço profundo, em tradução livre), a convocatória é uma parceria da agência espacial estadunidense com a CSA, agência espacial do Canadá, e irá pagar a cidadãos dos EUA que enviarem as melhores ideias, projetos e inovações tecnológicas que facilitem, melhorem e viabilizem formas de produzir, preparar e armazenar alimentos no espaço, trazendo soluções saudáveis, saborosas, frescas e sustentáveis.

Além de otimizar o difícil processo de alimentação dos astronautas e colonos de Marte, as melhores ideias serão aquelas que produzirem menor quantidade de lixo e desperdício. Cidadãos de outros países podem participar do concurso, mas receberão somente prêmios de reconhecimento: o prêmio em dinheiro é exclusivo para cidadãos estadunidenses.

The Deep Space Food Chalenge

O dilema se impõe não somente sobre o período de viagem, mas sobre o tempo de permanência em Marte – e mesmo futuros processos de colonização no planeta

Exemplos de alimentos preparados especialmente para a tripulação da ISS

Exemplos de alimentos preparados especialmente para a tripulação da ISS

-Heinz usa ketchup em experimento sobre plantação de alimentos em Marte

De acordo com o anúncio, o foco da primeira fase do desafio se deu em propostas que tragam, por exemplo, melhorias para o cultivo de plantas e fungos, desenvolvimento de alimentos prontos para serem consumidos e de maior validade – como pães e suprimentos desidratados que possam ser processados e transformados em comida.

Outro caminho importante é o desenvolvimento de engenharias alimentícias inovadoras, como o cultivo de carne de laboratório, que possa ser realizada in vitro pela tripulação. A primeira fase premiou até 18 equipes em um total de 450 mil dólares, e agora a nova fase já está aberta.

Alface cultivado recentemente na Estação Espacial Internacional

Alface cultivado recentemente na Estação Espacial Internacional

-Cultivo de plantas em Marte pode ser viabilizado por 3 bactérias descobertas na Estação Espacial

A segunda fase exigirá dos vencedores que apresentem modelos funcionais e que demonstrem a viabilidade das propostas, dentro de parâmetros e condições determinadas pela NASA e a CSA – calculadas especialmente para missões de três anos de duração.

A ideia é que possíveis novas tecnologias e soluções surgidas a partir do desafio possam ser utilizadas não somente para a realizações das viagens e expedições, mas também na Terra, e possam ser aplicadas não somente em locais de difícil acesso e permanência em nosso planeta, como também para combater a fome e facilitar o acesso à alimentação das populações mais necessitadas. As informações completas sobre o desafio podem ser lidas em inglês no site da NASA.

Tripulação da ISS se alimentando de pizzas que preparam na Estação

Tripulação da ISS se alimentando de pizzas que preparam na Estação

Publicidade

© fotos 1, 2: Instagram/Reprodução

© fotos 3, 5: NASA/Reprodução

© foto 4: Wikimedia Commons


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness