Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
São muitas as dificuldades para se realizar uma viagem tripulada até Marte, e enquanto alguns dilemas envolvem questões de altíssima engenharia e complexidade, outras são profundamente simples e essenciais, mas nem por isso mais fáceis de serem resolvidas – como a questão da alimentação.
O que fazer para alimentar uma tripulação sem depender de suprimentos terrestres por um período mínimo de 7 meses de viagem até alcançar o planeta vermelho, além do tempo de permanência e do retorno eventual? Trata-se de necessidade tão fundamental e difícil que a NASA está oferecendo prêmios de até 1 milhão de dólares para quem desenvolver soluções viáveis e sustentáveis em um desafio público.
O simpático logotipo do desafio, que busca soluções para uma questão essencial – e incrivelmente complexa – nas viagens futuras
-Fazenda futurista planeja cultivar e servir carne “impressa” no espaço sem ferir animais
Intitulado Deep Space Food Chalenge (Desafio da alimentação no espaço profundo, em tradução livre), a convocatória é uma parceria da agência espacial estadunidense com a CSA, agência espacial do Canadá, e irá pagar a cidadãos dos EUA que enviarem as melhores ideias, projetos e inovações tecnológicas que facilitem, melhorem e viabilizem formas de produzir, preparar e armazenar alimentos no espaço, trazendo soluções saudáveis, saborosas, frescas e sustentáveis.
Além de otimizar o difícil processo de alimentação dos astronautas e colonos de Marte, as melhores ideias serão aquelas que produzirem menor quantidade de lixo e desperdício. Cidadãos de outros países podem participar do concurso, mas receberão somente prêmios de reconhecimento: o prêmio em dinheiro é exclusivo para cidadãos estadunidenses.
O dilema se impõe não somente sobre o período de viagem, mas sobre o tempo de permanência em Marte – e mesmo futuros processos de colonização no planeta
Exemplos de alimentos preparados especialmente para a tripulação da ISS
-Heinz usa ketchup em experimento sobre plantação de alimentos em Marte
De acordo com o anúncio, o foco da primeira fase do desafio se deu em propostas que tragam, por exemplo, melhorias para o cultivo de plantas e fungos, desenvolvimento de alimentos prontos para serem consumidos e de maior validade – como pães e suprimentos desidratados que possam ser processados e transformados em comida.
Outro caminho importante é o desenvolvimento de engenharias alimentícias inovadoras, como o cultivo de carne de laboratório, que possa ser realizada in vitro pela tripulação. A primeira fase premiou até 18 equipes em um total de 450 mil dólares, e agora a nova fase já está aberta.
Alface cultivado recentemente na Estação Espacial Internacional
-Cultivo de plantas em Marte pode ser viabilizado por 3 bactérias descobertas na Estação Espacial
A segunda fase exigirá dos vencedores que apresentem modelos funcionais e que demonstrem a viabilidade das propostas, dentro de parâmetros e condições determinadas pela NASA e a CSA – calculadas especialmente para missões de três anos de duração.
A ideia é que possíveis novas tecnologias e soluções surgidas a partir do desafio possam ser utilizadas não somente para a realizações das viagens e expedições, mas também na Terra, e possam ser aplicadas não somente em locais de difícil acesso e permanência em nosso planeta, como também para combater a fome e facilitar o acesso à alimentação das populações mais necessitadas. As informações completas sobre o desafio podem ser lidas em inglês no site da NASA.
Tripulação da ISS se alimentando de pizzas que preparam na Estação
Publicidade
O dinheiro que hoje rege nossas vidas um dia foi uma abstrata invenção, que precisou ser acordada, convencionada e...
A emergência climática é tão real e preocupante que o número de dias extremamente quentes, em que a temperatura...
Após 35 anos de pesquisas e testes, o primeiro medicamento brasileiro feito à base de canabidiol, derivado da planta...
Como forma de incentivar o uso de automóveis elétricos e não poluentes, o prefeito de Curitiba - Rafael Greca...
Diante do coronavírus, o mundo já não é mais o mesmo de alguns meses atrás, e dessa forma ainda mais não será...
No hall dos temas determinantes para o futuro do planeta, a reciclagem está no topo das urgências. A Terra, porém,...
Um e-mail do CEO do Twitter Jack Dorsey pegou alguns funcionários de surpresa. Ele anunciou que parte das operações...
Se você pensa que a banana é a mais extraordinária, saborosa e importante fruta que existe, saiba que, de modo...
Muitas vezes um sorvetinho é tudo que a gente precisa para se refrescar em dias quentes. Mas, quando o calor é forte...