Diversidade

Noruega vai incluir pronome de gênero neutro no dicionário

Redação Hypeness - 21/02/2022 às 10:18 | Atualizada em 23/02/2022 às 10:24

Recentemente, o governo norueguês afirmou que irá inserir nos dicionários oficiais um pronome de gênero neutro. O Conselho de Linguagem da Noruega confirmou que o termo hen será adicionado aos diários oficiais. O pronome é uma alternativa sem gênero para o feminino “hun” e o masculino “han”.

A medida foi anunciada e comentada por Daniel Ims, que é o representante do conselho. À imprensa norueguesa, ele disse que “ao longo do tempo, nós temos visto um uso constante, frequente e estável do termo, e, portanto, ele pode ser usado e oficializado nos dicionários”, disse.

– A história da 1ª parlamentar muçulmana e não-binária eleita nos EUA

Estatísticas do governo norueguês estimam que cerca de 25% da população é LGBTQIA+ e que entre 20 mil e 260 mil pessoas são trans no país. O Comitê de Diversidade e Temas Familiares do país também estima que o número tende a crescer nos próximos anos.

A medida foi celebrada por pessoas não-binárias do país. Em entrevista ao Guardian, Carl-Oscar Vik, jovem de 18 anos não-binárie, comemorou a decisão do Conselho de Linguagem da Noruega.

“É claro que a maioria das pessoas não conhecem muitas outras que se identificam como não-binárias”, disse elu. “Mas espero que, com a inclusão de hen no dicionário, possamos espalhar essa ideia pelo país. Ainda existem muitas pessoas que não se identificam com determinados pronomes, mas não têm os termos para se descrever. Agora, é possível”, concluiu.

– As fotógrafas queers e não binárias que estão revolucionando o mundo da moda

Nos EUA, o dicionário Merriam-Webster, conhecido por ser um dos mais respeitáveis do planeta terra, incluiu que “they”, pronome da segunda pessoa do plural ressignificado pela comunidade LGBTQIA+ como um pronome neutro adequado para tratar pessoas não-bináries.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness