Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
De acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo na Folha de São Paulo, o setor de compliance da Rede Globo recebeu denúncias de racismo durante as gravações de ‘Nos Tempos Do Imperador’, a novela das 18h da emissora que aborda o período histórico do reinado de D. Pedro II, quando a escravidão assolava a vida da população negra brasileira.
Para quem não sabe, compliance é um departamento comum em grandes empresas. O compliance existe para manter a ordem e analisar possíveis quebras de regas, como a denúncia de racismo feita pelos atores negros da novela da Globo que termina nesta sexta-feira (4).
Novela é acusada de romantizar período da escravidão no Brasil
A denúcia de racismo foi aberta por atores negros que trabalharam na gravação da novela, escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, ambos brancos.
De acordo com os denunciantes, que não foram revelados, atores negros receberam um tratamento diferente no ambiente de trabalho em comparação com os brancos.
– Coautor de ‘Babilônia’ acusa diretoria da Globo de racismo: ‘Não aceitei fazer essa nojeira’
A Globo se pronunciou dizendo que não vai se comentar a denúncia porque está averiguando o caso internamente. A empresa também disse que irá apurar os incidentes de acordo com o código de ética da empresa. “Temos também uma ouvidoria para receber quaisquer relatos de violação ao código. Todos são apurados criteriosamente assim que a empresa toma conhecimento, e as medidas necessárias são adotadas, com garantia de absoluto sigilo aos denunciantes e colaboradores sobre as apurações”.
Esse não e o primeiro caso de controvérsia envolvendo questões raciais na novela “Nos Tempos Do Imperador”. Desde o anúncio do lançamento da trama, muitos questionamentos surgiram nas redes sociais a respeito da abordagem da Globo sobre um período historicamente complexo e permeado pelo racismo no país.
No início da novela, que insistiu em tratar da escravidão comandada pela família real portuguesa a partir de um olhar branco e romântico, uma personagem branca se relacionava com um homem negro. Ela não foi bem recebida em uma comunidade negra chamada de ‘Pequena África’ e se queixou de um suposto caso de racismo reverso durante o período em que, pasmem, negros eram escravizados no nosso país.
Novela sobre período imperial comete graves equívocos sobre questão raciais no século XIX
O ativista AD Junior questionou a decisão da novela e classificou a trama como desinformativa sobre o período da escravidão.
“Aplicar o conceito de racismo reverso numa fala é muito perigoso, e essa cena vai morar na cabeça de milhares de pessoas. Um desserviço total”, escreveu ele. “São cenas como essa que viram verdades para pessoas desinformadas sobre o período da escravidão”, acrescentou.
“Um homem preto sentado num banco de uma praça com uma mulher branca seria um ET que está visitando a sua namorada em Marte. Primeiro, porque pessoas negras não podiam ‘vadiar’ ou seja, andar sem destino e sentar no banco da praça!”, completou AD Junior.
– Novela da Globo cria polêmica com estupro após acusações de machismo, racismo e lesbofobia
A autora da novela, Thereza Falcão, justificou o grave erro histórico do folhetim por conta da falta de consultoria da novela. “Na época não contávamos com uma assessoria especializada, o que só aconteceu no ano passado, com a entrada do [pesquisador de cultura afro-brasileira] Nei Lopes. Hoje assisto a muitas cenas com uma sensação muito longínqua. Mais uma vez pedimos desculpas por cometer um erro grosseiro como esse”, disse Thereza Falcão.
Publicidade
Que as mulheres que se dedicam ao futebol profissional enfrentam enormes desafios por causa da falta de investimento no...
"Já acabou, Jéssica?". Essa frase com certeza desbloqueou uma memória para você, não é? Omeme de 2015 surgiu de...
É inegável que as eleições de 2018 vão deixar feridas difíceis de se curar. O pleito é resultado da...
Do contrário do que se faz imaginar, a depressão não possui necessariamente um rosto, um semblante ou um tipo de...
Uma menina desaparecida há quase 3 anos foi encontrada no dia 15 de fevereiro debaixo da escada de uma casa na cidade...
Atendendo aos pedidos de ativistas e entidades, o Estado de São Paulo acaba de decretar a proibição de caça em todo...
Uma das mais premiadas e importantes atrizes da atualidade, a estrela de filmes como Histórias Cruzadas e Estrelas...
Após 10 anos na cadeia, a salvadorenha Teodora Vásquez recuperou sua liberdade nesta quinta-feira (15) depois que a...
A trágica morte de Marília Mendonça na última sexta-feira (5) comoveu o Brasil. A cantora símbolo da sofrência,...