Inovação

O imenso laboratório que reproduz as ruas para pensar e propor cidades melhores

Roanna Azevedo - 23/02/2022 às 10:04 | Atualizada em 24/02/2022 às 20:01

Um ambiente controlado feito para entendermos como funcionam as cidades. É assim que os desenvolvedores do Person-Environment-Activity Research Laboratory (PEARL) descrevem o projeto. Criado pela empresa de arquitetura Penoyre & Prasad em parceria com Nick Tyler, o diretor do Centro de Estudos de Transportes da Universidade de Londres, o edifício é um espaço de simulação de ambientes urbanos de tamanho real, como ruas, praças e trilhos ferroviários.

Ela é sucesso no Instagram, influencer e artista – e é também uma simulação

O Person-Environment-Activity Research Laboratory (PEARL) foi inaugurado em abril de 2021.

O interior do edifício é equipado com centenas de luzes, câmeras e dispositivos para a simulação de diferentes ambientes.

O objetivo por trás do PEARL é compreender como as pessoas percebem, se movem e interagem com as cidades e, a partir daí, elaborar maneiras de melhorá-las. Centenas de câmeras, luzes e equipamentos especiais estão espalhados pelos quase 4000 m² do laboratório, onde luzes, sons e até mesmo o chão são controlados para encenar condições diversas.

Nasa lança sonda que vai se chocar com asteroide para prevenir ameaças futuras

A construção ficou pronta em abril de 2021, mas os primeiros experimentos só começaram em fevereiro de 2022. O teste inicial tem como objeto scooters elétricas. A intenção é descobrir que tipo de som elas podem produzir para alertar os pedestres de sua presença, incluindo pessoas com algum grau de deficiência auditiva, e evitar acidentes.

Pesquisador do PEARL controlando equipamentos técnicos.

Mais experimentos já estão sendo planejados. Um deles irá analisar o comportamento das pessoas quando entram e saem de trens em estações lotadas. O outro vai investigar a possibilidade de projetar aviões de novos jeitos para melhorar a ergonomia deles.

Astrocolonialismo: como as big techs estão roubando o céu da humanidade

Publicidade

Foto 1: Penoyre & Prasad

Foto 2: Timothy Soar/Penoyre & Prasad

Foto 3: James Tye/Penoyre & Prasad


Roanna Azevedo
Diretamente da zona norte do Rio, é jornalista por profissão e curiosa por conta própria. Ama escrever sobre cinema e o universo do entretenimento há mais de dois anos. Tem paixão por tudo que envolve cultura, música, arte e comportamento, além de ficar sempre ligada no que rola no mundinho da comunicação nas redes sociais.

Canais Especiais Hypeness