Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
No papel, o dia de um morador da cidade russa de Yakutsk se inicia semelhante ao de todos nós: despertar, tomar café, e sair para fazer exercícios – o que mostra a youtuber Kiun B em um vídeo registrando a rotina matinal de alguns de seus vizinhos é, no entanto, um pouco diferente.
Localizada somente 450 km abaixo do Círculo Polar Ártico, a cidade é a mais fria de todo o planeta, alcançado temperaturas de até -71 °C, e a diferença nada discreta, está no fato de que alguns de seus conterrâneos têm o costume de mergulhar sem roupa nas águas congelantes da região como primeiro exercício da manhã, mesmo quando o frio se encontra próximo aos 50 graus abaixo de zero.
A temperatura de 50 graus negativos registrada em Yakutsk
Nikolai e seu aluno abrindo o buraco para o mergulho do dia
-Lacútia: uma das regiões mais frias da Rússia é feita de diversidade étnica, neve e solidão
Apesar de estar somente em inglês, o vídeo não deixa sombra de dúvidas mesmo para quem não entender o que está sendo dito: Yakutsk é o ponto habitado mais frio da Terra, onde vivem mais de 300 mil pessoas habituadas ao clima extremo – e entre elas, além da Youtuber está Nikolai, um homem que há 50 anos de seus 60 anos de vida diariamente cava um buraco na neve, perfura a camada congelada de água, tira sua roupa e lentamente mergulha na piscina mais fria que se pode imaginar.
Segundo ele conta, o hábito começou quando ele ainda era uma criança frágil, franzina e que constantemente caia doente: depois de seguir a congelante recomendação de um professor e perceber sua saúde melhorar profundamente, ele nunca mais deixou de mergulhar no gelo.
-Tá calor? Mergulhe nas piscinas mais inusitadas (e maravilhosas!) do mundo
Antes de Nikolai mergulhar, um anúncio no vídeo lembra que ele é um profissional, pois a prática de mergulhar no gelo é extremamente perigosa e, sem conhecimento técnico e prático, pode causar choques, gangrenas, paradas cardíacas e mesmo ser letal.
O homem entra lentamente na água, e afirma que é preciso relaxar e sentir o incrível poder do gelo que, segundo ele, ativa o sistema imunológico e faz ele “sentir-se vivo”. Após o primeiro mergulho, ele parte para o que chama de “acupuntura”, que consiste em sair da água e, vestindo somente uma sunga, deitar e rolar na neve. “É isso que fazemos em Yakutsk quando está 50 graus negativo”, ele diz.
Nikolai no momento de “acupuntura” que ele pratica toda manhã
-Bebê recém-nascido abandonado em caixa de ovo em frio de -20ºC é resgatado na Sibéria
Apesar de sua resistência, ele fica somente poucos segundos sem chapéus, luva ou um sapato especial nos pés, que podem facilmente congelar. Assim que sai da água, Nikolai corre para se vestir, mas no vídeo se vê em seguida um de seus alunos repetindo o mesmo ritual. Hoje, Nikolai ajuda pessoas a tratarem de depressões, vícios e outros males do corpo e da cabeça através da prática que, para ele, aprimora a saúde física, mental e mesmo espiritual. Uma vez vestidos, os dois começam a se exercitar para geral calor, em mais uma manhã comum na cidade mais fria do mundo.
Publicidade
Ah, a Primavera, época em que o colorido das flores toma conta do mundo. A natureza por si só já nos emociona, mas...
A estação de rádio Arctic Outpost transmite clássicos do jazz e blues do Pólo Norte. Disponível gratuitamente...
Os viajantes frequentes conhecem o drama de chegar em um novo lugar, pronto a visitar, e perder toda a bagagem. Para...
Vai viajar? Me chama! Mas antes, que tal dar uma olhada em algumas promoções? A Latam Airlines Brasil está com...
A contemplação faz parte da nossa vida e certamente é uma das melhores coisas a se fazer, especialmente diante do...
Já reparou como os políticos vivem viajando? Segundo o Instituto Reclame Aqui, um deputado federal ou um senador voam...
Um cenário natural espetacular na mira de um fotógrafo brilhante é a equação perfeita para fotografias à altura...
Certa vez rolou pela internet a receita mágica do emagrecimento: a dieta do tomate, que consistia em comer um tomate...
Se "viajar mais" estava entre as suas resoluções de Ano Novo, mas você ainda não sabia como arranjar dinheiro para...