Debate

Pastor queima livros de Harry Potter e Crepúsculo alegando influências demoníacas

Vitor Paiva - 16/02/2022 às 10:30 | Atualizada em 17/02/2022 às 10:06

Em nome do que chamou de combate às “influências demoníacas”, um pastor do estado do Tennessee, nos EUA, decidiu por retomar um velho e assombroso hábito, comum no período da Inquisição e durante o governo nazista na Alemanha, entre outros momentos totalitários da história: a queima de livros. Segundo informou durante culto transmitido pelo Facebook, a missão que o pastor Greg Locke, da igreja Global Vision Bible Church, afirmou ter recebido de deus para a noite do dia 2 de fevereiro era de denunciar e destruir livros que trouxessem a influência da “bruxaria” para a comunidade – entre eles, cópias de Harry Potter e Crepúsculo, atiradas à fogueira para, nas palavras do pastor, “glorificar a Deus” e “libertar” as pessoas.

O pastor Greg Locke durante o culto finalizado com a fogueira de livros

O pastor Greg Locke durante o culto finalizado com a fogueira de livros

-‘Diário de Anne Frank’ é alvo de boicote em escola por pais que enxergam erotização

A imensa fogueira, ao mesmo tempo patética e assustadora, aconteceu nos arredores da igreja, na pequena cidade de Mt. Juliet, próxima a Nashville, e também promoveu a destruição de “cartas de tarô, tabuleiros Ouija, cristais de cura, estatuetas, livros de magia, e tudo mais ligado ao ocultismo”, escreveu Locke, em postagem posteriormente deletada. “Pare de permitir influências demoníacas em sua casa”, escreveu. “Traga todas as suas coisas de Harry Potter e ria para os haters. Eu não me importo. É cem por cento bruxaria. Todos os seus livros e filmes ‘Crepúsculo’. Estão cheios de magias, demonismo, metamorfoses e ocultismos”, dizia a postagem de Locke, que possui 2,2 milhões de seguidores no Facebook.

-Hogwarts: Damares diz que escolas do nordeste tem ‘Manual Prático de Bruxaria’

Conhecido como ardoroso apoiador do ex-presidente Donald Trump e propagador de teorias da conspiração, Locke já se envolveu em perigosas controvérsias anteriormente: no início da pandemia, em abril de 2020, o pastor se posicionou contra as medidas de distanciamento social e os protocolos de segurança e, em julho de 2021, decidiu proibir o uso de máscaras em sua congregação, afirmando que sua igreja não iria aderir ao que chamou de “jogo dos Democratas”. Locke também revelou que estava presente durante a tentativa de golpe de estado e invasão do Capitólio dos EUA, em 6 de janeiro de 2021. Em seu post, o pastor afirmou que pretende realizar novas fogueiras e eventos de “libertação dos demônios”.

A fogueira de Harry Potter promovida por Locke

A fogueira de Harry Potter promovida por Locke…

...e uma fogueira promovida por motivos semelhantes na Berlim nazista em 1933

…e uma fogueira promovida por motivos semelhantes na Berlim nazista em 1933

-Professora é afastada por usar livro de Conceição Evaristo em sala

A queima de livros e documentos é hábito que acompanha a humanidade em seus momentos mais sombrios há milhares de anos: ao longo de toda a história do cristianismo, das perseguições aos judeus, passando pelo incêndio na biblioteca de Alexandria, a inquisição espanhola, o Stalinismo na União Soviética, a Itália fascista e a Alemanha Nazista, o Macartismo nos EUA, a revolução no Irã, chegando às ditaduras de direita na América Latina, e tantos mais. Essa não é a primeira vez que cópias de Harry Potter e do Crepúsculo, entre outras obras infanto-juvenis, são destruídas ou banidas de bibliotecas e escolas recentemente nos EUA, e até “Maus”, quadrinho do estadunidense Art Spiegelman vencedor do Prêmio Pulitzer e que denuncia o nazismo, também foi recentemente banida em escolas no país.

Queima de livros no Chile durante a ditadura de Pinochet

Queima de livros no Chile durante a ditadura de Pinochet

Publicidade

© foto 1: YouTube/reprodução

© foto 2: Facebook/reprodução

© fotos 3, 4: Wikimedia Commons


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.

Canais Especiais Hypeness