Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A História enquanto ciência, registro e estudo da ação humana, não é composta somente dos grandes fatos de passados distantes, aqueles que todos são capazes de recitar, rememorar e reiterar: fatos históricos podem ter tamanhos, importâncias, naturezas e temas variados, e estão também acontecendo nesse momento. A pandemia, por exemplo, é seguramente um dos maiores e mais influentes acontecimentos em todos os tempos, e ainda está em progresso, mas outros, em menor escala e nem por isso menos importantes, também estão acontecendo, como milhões e milhões de partes singulares, exóticas e eventualmente menos conhecidas da história já aconteceram e nem todos nós sabemos – e ainda acontecerão.
Pois são essas partes menos notadas da história que o perfil “Amazing History”, no Instagram, busca compartilhar. Seja efetivamente revelando fatos pouco conhecidos, seja jogando luz em detalhes ou aspectos menos notados de acontecimentos célebres, o perfil se vale das mais incríveis imagens para ilustrar um pouco da infinita pluralidade que a história sempre e necessariamente possui. Assim, selecionamos 10 páginas “escondidas” da história postadas no perfil, para ajudar a ilustrar o quão incríveis, loucas, diversas, terríveis, improváveis, lindas, cruéis e fascinantes a vida, a humanidade, a natureza – a história – podem ser.
Um homem vendo a si mesmo como o “animal mais perigoso” no Zoológico do Bronx, em 1963
Em 1963, o Zoológico do Bronx, em Nova York, inaugurou uma jaula especial com uma placa que informava que ali se encontrava “o mais perigoso animal do mundo” – o único na natureza, segundo o aviso, “capaz de exterminar, e que já exterminou, espécies inteiras de animais” e que poderia acabar com “toda vida na terra”. Dentro da jaula, porém, havia somente um espelho.
-Zoológicos humanos foram um dos eventos mais vergonhosos e só terminaram nos anos 1950
Ali lutou contra a Guerra do Vietnã, e a situação o comoveu especialmente
Em 9 de janeiro de 1981, o campeão de boxe Muhammad Ali, soube que, próximo à sua casa, um veterano da Guerra do Vietnã estava em vias de cometer suicídio. Em menos de 4 minutos, o maior lutador de todos os tempos foi até o local, convenceu o jovem a desistir de saltar, e fez questão de levar o rapaz pessoalmente até o hospital.
-‘Preto, confiante; meu nome, minha religião. Se acostumem comigo’, o adeus a Muhammad Ali
A foto mostra crianças em Chicago, mas o experimento aconteceu também em outras cidades
A atual pandemia não foi a primeira vez que crianças tiveram de estudar de forma remota, isoladas em casa para evitar o contágio de alguma doença infecciosa. A foto acima mostra o momento, em 1937, nos EUA, que o forte surto de poliomielite – à época uma doença sem cura nem vacina – levou ao estabelecimento de um grande programa de ensino por rádio, atendendo a mais de 315 mil crianças somente na região de Chicago, uma das mais afetadas pela epidemia.
A garrafa com xarope facilitava a venda da bebida em pontos mais remotos
A foto acima mostra uma incrível – e imensa – garrafa de Coca-Cola comercializada em 1906, contendo o xarope da bebida. O rótulo orienta o preparo, com uma colher de cerca de 30 ml da mistura em um recipiente de cerca de 210 ml, a ser preenchido com água gaseificada e mexido para que a bebida fique pronta. A Coca-Cola foi inventada como um medicamento em 1885, pelo farmacêutico John Pemberton na cidade de Atlanta, nos EUA, e passou a ser vendida como bebida no ano seguinte.
Todos os sobreviventes do Titanic foram resgatados pelo navio Carpathia
Ainda que mais de 1500 pessoas tenham morrido no desastre do Titanic, cerca de 705 passageiros sobreviveram ao acidente, após o então maior barco do mundo atingir um iceberg em 15 de abril de 1912 e afundar. A foto acima mostra alguns desses sobreviventes embarcando no navio Carpathia – que devolveu os sobreviventes à terra firme de Nova York no dia 18.
-Ciência analisa garrafa com bilhete que pode ter sido lançada do Titanic
Em uma de suas viagens, o Queen Elizabeth bateu o recorde de maior população em uma embarcação, com 17 mil pessoas
O navio Queen Elizabeth trazendo de volta soldados estadunidenses em 1945, ao fim da segunda guerra mundial. A capacidade da embarcação era de até 15 mil pessoas, mas em algumas de suas viagens entre a Europa e os EUA à época da guerra ele teria carregado mais de 17 mil pessoas – a maior lotação de uma embarcação em todos os tempos. Ao longo da guerra o Queen Elizabeth transportou mais de 750 mil soldados e viajou cerca de 800 mil quilômetros ao todo.
O esqueleto foi descoberto em 2018, e não se encontrava coberto de cinza, mas sim soterrado
Um esqueleto descoberto praticamente intacto no sítio arqueológico de Pompéia em 2018 mostra um homem que morreu após a famosa erupção do vulcão Vesúvio, em agosto no ano de 79 antes da era comum – há mais de 2100 anos. Diferentemente dos outros tantos mortos já descobertos na região, porém, o homem não morreu soterrado pela lava fervente do vulcão, mas sim pelo impacto de uma imensa pedra lançada pela erupção enquanto tentava fugir.
-Herculano: a vizinha de Pompeia que sobreviveu ao vulcão Vesúvio
Tanto o corte quanto o equilíbrio das partes permanece sem explicação
Uma das mais incríveis e inexplicáveis formações rochosas conhecidas, a Al Naslaa é formada por uma pedra de 9 metros de altura e 7 de largura dividida ao meio em um corte perfeitamente vertical. As duas partes se equilibram cada uma em uma pequena base, e nem geólogos nem historiadores já chegaram a uma explicação do que aconteceu com a rocha, localizada a 50 km do oásis de Taima, no noroeste da Arábia Saudita.
A primeira foto foi tirada por Ringo, mas só publicada cinco décadas depois
Em fevereiro de 1964, os EUA pararam por completo para receber e admirar a chegada daquela que se tornaria a maior banda de todos os tempos: os Beatles tomaram todas as atenções do país e, assim, do mundo. Um grupo de estudantes decidiu matar aula em Nova York para seguir a banda pela cidade – e, de dentro do carro, o baterista Ringo Starr fotografou os estudantes que os perseguiam. 50 anos depois, quando Ringo publicou a foto em um livro, os amigos se reuniram para repetir a imagem.
-Este é o ranking do ‘pior para o melhor’ com todas as 213 músicas dos Beatles
A casa foi demolida em 1910, mas a cidade de Hamburgo viria a ser bastante abalada durante a segunda guerra
Construída em 1524, essa casa na cidade alemã de Hamburgo permaneceu de pé por quase 400 anos. Sua demolição ocorreu somente no dia 8 de dezembro de 1910, diante de intensos protestos da população local, que lutavam pela preservação da construção – a cidade viria a ser intensamente bombardeada em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. A foto acima foi tirada em 1898 e colorida posteriormente.
Publicidade
Não importa a idade, uma pequena parte de nós ainda anseia por aquela foto "perfeita" de natal com nossos entes...
Estamos diante de um dos momentos mais aguardados do ano. A hora em que a National Geographic divulga as imagens que...
A força do erotismo não é restrita aos desejos humanos, seja qual for a identidade ou orientação sexual, entre si....
Ainda que os direitos da comunidade LGBT estejam sendo cada vez mais estimulados nas ruas e nas redes, o buraco é mais...
A internet pode estar prestes a criar um novo hit mundial no ramo dos estranhos assuntos que viralizam. Passado um ano...
São Paulo é a cidade brasileira com o maior número de pessoas infectadas por coronavírus. Tanto o Governo Estadual...
O fotógrafo Justin James Muir criou o projeto A Book Of Beards mostrando as maiores e mais estilosas barbas que...
Pense em hippies fazendo uso de drogas e dormindo nas praças, executivos ávidos pelo crescimento industrial da...
Só se fala nela. A mini série Chernobyl - nova produção da HBO, está fazendo sucesso e já fez história ao...