Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Alguém que olhasse o casal formado por Robert Gordon Wasson e Valentina Pavlovna Wasson de braços dados pelas ruas de Nova York no final dos anos 1950 pensaria se tratar de mais um típico e inofensivo casal da classe média dos EUA da época, formado por um banqueiro e botânico estadunidense e uma pediatra imigrante da Rússia, e nada mais. Uma reportagem publicada pela revista Life em maio de 1957, porém, viria a revelar o outro lado, que se tornaria o grande legado e o trabalho de vida do casal, através da vasta pesquisa que a dupla vinha realizando, e que mudaria o mundo e os colocaria como símbolos dos experimentos com drogas psicodélicas que marcariam tais tempos: foram Robert e Valentina que apresentaram ao mundo os efeitos dos chamados “cogumelos mágicos” – e as alucinações que o uso poderia provocar.
Robert Gordon Wasson e Valentina Pavlovna Wasson trabalhando com cogumelos
-Humanos teriam evoluído de macacos que comiam cogumelos psicodélicos?
Intitulada “Em busca dos cogumelos mágicos”, a reportagem na revista pela primeira vez apresentou os cogumelos psicoativos a um grande público, a partir dos estudos que Robert e Valetina vinham realizando há décadas – detalhando principalmente os efeitos do uso dos fungos especiais, ilustrada com fotos das viagens do casal ao México, onde se deu grande parte da pesquisa. “Pela primeira vez, o êxtase ganha um significado verdadeiro”, ele diz, no texto. Uma semana depois, foi a vez de Valentina assinar um artigo, na revista This Week, intitulado “Eu comi os cogumelos sagrados”, relatando suas psicodélicas experiências – e assim, a psilocibina e outros fungos mais tornavam-se populares – e desejados – nos EUA e no mundo.
A reportagem da Life foi ilustrada com alguns dos cogumelos mágicos
Robert junto aos pesquisadores mexicanos, selecionando cogumelos, em página da reportagem
-Ele consumiu cogumelos da maneira errada e os fungos tomaram conta de seu sangue
O casal trabalhava como uma verdadeira equipe, mas quem primeiro trouxe o interesse pelo tema foi Valentina, enquanto Robert inicialmente tinha certa repulsa pelos fungos – a pesquisa dos dois teve início informalmente ainda em 1927. No México, em 1955, os dois se aprofundaram especialmente nos rituais Mazatecas que utilizavam os cogumelos psicodélicos, principalmente a partir do trabalho de uma curandeira chamada Maria Sabina, que mostrou os rituais para a dupla: o imenso interesse, principalmente a partir da cultura hippie dos anos 60, causou um processo intenso de procura e até mesmo invasão por parte dos jovens de então, que viria a impactar negativamente as tradições Mazatecas na região onde Sabina atuava, em processo pelo qual Robert viria a declarar arrependimento.
Maria Sabina junto a Robert no México
-A carta da esposa de Aldous Huxley após injetar LSD no marido em seu leito de morte
Robert e Valentina foram os primeiros “forasteiros” a participarem de um ritual Mazateca, bem como os principais nomes a popularizarem o uso direto dos cogumelos mágicos como drogas sagradas e alucinógenas. Assim, seus nomes se juntam ao do químico suíço Albert Hofman – que, em 1938, se tornou a primeira pessoa a isolar e sintetizar o LSD, bem como o primeiro a ingerir a substância, em 1943 – como os responsáveis pelo estabelecimento e a popularização das drogas psicodélicas e suas tantas derivações estéticas, éticas, políticas e artísticas a partir principalmente da segunda metade dos anos 1960. Valentina Wasson faleceu em 1958, Robert Wasson e, 1986 e Albert Hofman em 2008 e, além dos trabalhos pioneiros, todos tinham em comum a defesa, ao longo de suas vidas, do uso dos psicoativos para tratamentos em saúde mental, como possíveis medicamentos transformadores.
Robert Gordon Wasson em seu escritório
Publicidade
O Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) está oferecendo um...
Uma australiana de 30 anos percebeu alguns inchaços, como pequenos calombos, ao redor de uma de suas axilas. O exame...
Se você viajasse no tempo para a pré-história imaginando que nada poderia ser pior do que um encontro com um...
Nossa saúde mental está muito mais interligada com a prática regular de exercícios do que nós imaginávamos....
A Agência Japonesa de Exploração Espacial (JAXA) coletou em dezembro de 2020 amostras do asteroide 162173 Ryugu...
Um novo estudo recriou as representações de "Lucy" e "Taung Child", duas das mais antigos ossadas de ancestrais...
Partindo de uma das mais bonitas definições do que seria a antropologia – filosofia a partir de dados – o...
Com um par de chips implantados no cérebro e mais de 2 mil eletrodos posicionados no córtex motor, um macaco de 9...
Um estudo feito por cientistas da Universidade Atlântica da Florida mostrou que uma criança nasceu com anticorpos...