Gastronomia

Receita de cereal matinal de croissant, uma invenção maluca e maravilhosa

Gabriela Rassy - 16/02/2022 às 10:36 | Atualizada em 18/02/2022 às 11:09

Os croissants são maravilhosos só por existir. A união da massa com manteiga que deixa o quitute crocante por fora e macio por dentro é simplesmente irresistível. Com ou sem recheio, o croissant saiu da França para o mundo e claro que conquistou uma legião de fãs. O que ninguém esperava era que nasceria um cereal matinal de mini croissants.

Antes que alguém diga que a ousadia do brasileiro não tem limites, não foi daqui que a ideia saiu – não que confeiteiros e padeiros por essas bandas não estejam já com as antenas ligadas para essa novidade. Afinal, a criação de delícias não precisa ter regras, certo?

Os cronuts já tinham dado uma boa reviravolta na receita clássica do croissant, numa fusão com os donuts sem perder as camadas do folhado. Mas essa não é a única forma que os croissants podem assumir. Há algum tempo, rolou um desafio no TikTok no qual os criadores faziam seus próprios cereais. Daí a aparição dos mini croissants.

Essa tendência claramente chamou a atenção de algumas pessoas porque Ella Kahan And Emma Matarasso, responsáveis pelo perfil @chewyorkcity nas redes sociais, postaram um vídeo experimentando um cereal de croissant vendido a $50 em Nova York e deram ao sabor uma classificação de 10/10.

Sabores a parte, quem sabia que um cereal poderia ser tão fofo? Nas redes, os comentaristas se dividiram entre os que também queriam experimentar o novo cereal e quem foi completamente dissuadido pelo alto preço: “Legal, mas por 50 dólares você pode ficar aí com seu cereal”. Darias uma chance a este petisco?

O lugar em questão era o L’appartement 4F, padaria localizada no Brooklyn Heights e tocada pelo casal Gautier e Ashley, que iniciou os trabalhos em seu próprio apartamento antes de abrir uma loja. É possível comprar alguns itens pelo site oficial – apesar do cereal de croissant estar esgotado neste momento.

Gautier e Ashley

Gautier e Ashley

Na descrição, os confeiteiros escrevem: “Pequeno cereal croissant. Cada pequeno croissant é enrolado à mão, assado, mergulhado em nosso xarope simples original infundido com canela e depois desidratado. Perfeito para um café da manhã especial ou um lanche chique”.

Agora, se uma ida para a Big Apple não estiver nos seus planos ou você não quiser começar o dia gastando US$ 50 no café da manhã, ainda existe a possibilidade de fazer uma tijela de mini croissants para chamar de sua.

Fazer esses mini croissants é trabalhoso e demorado, mas tendo vontade e tempo, nada que seja impossível de concretizar. Então vamos à receita!

Faça cereal de croissant em casa

Existem dois truques para tornar esses pequenos croissants tão crocantes: uma camada açucarado e um breve período desidratando no forno após o cozimento. O açúcar ajuda a evitar que o leite embeba no cereal muito rapidamente e dá aquele toque de doçura delícia, além do brilho. A desidratação aumenta o fator crocante dos croissants e, com zero umidade, eles podem ser armazenados por mais tempo.

Passo a passo
1 – A massa folhada tem de estar muito fria. Corte-a em tiras de cerca de 4cm de largura.
2 – Corte triângulos nas tiras.
3 – Enrole cada triângulo da base até a ponta. Adicione um pouco de água na ponta para colar bem.
4 – Coloque os croissants em uma assadeira com papel manteiga. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.
5 – Refrigere por 5 a 10 min antes de assar. Asse por 12 minutos a 200° – ou até que fiquem crocantes.
6 – Deixe esfriar e sirva numa taça com leite!

Publicidade

Fotos: @lappartement4f


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Canais Especiais Hypeness